Agora nas festas de fim de ano é importante cuidar do peso

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 10/12/2025
Horário 04:30

Este período de final de ano traz muitas novidades. São filhos viajando para passarem com seus pais, são parentes se encontrando após longos períodos, são netos e primos se conhecendo para comemorar o Natal e o ano novo. 
São presentes distribuídos, amigos secretos e o que não falta: comida, às vezes em grandes quantidades e muitas variações. E aí aquela promessa de não comer muito fica difícil de ser cumprida.
Se por um lado aquelas graminhas ou quilinhos a mais no peso que aumentam nem sempre trazem problemas, às vezes podem significar sinal de alerta, mas não pode desesperar.
A gordura em excesso, que fica na região da barriga, pode levar a mudanças e, às vezes, graves, em vários órgãos do corpo, mais especificamente no coração, se comparadas com as alterações do Índice de Massa Corpórea. 
Sabemos que a obesidade por si só já é um fator conhecido que pode implicar em problemas cardíacos.
Assim, o peso em excesso é muito prejudicial e vários estudos mais recentes estão avaliando que o grande vilão, o próprio tabagismo, que outrora já foi implicado como muito grave, pode ser menor se comparado com gordura abdominal.
No idoso, se associarmos gordura abdominal e perda de massa muscular, estes dois são fatores que contribuem para o maior risco de morte em pessoas após 50 anos.
O aumento da gordura abdominal aumenta o tamanho do coração, mas não melhora a capacidade dele bombear o sangue para o organismo, o que se agrava mais, pois ainda prejudica a capacidade do coração relaxar, o que pode levar à insuficiência cardíaca.
Como os homens aparecem mais com gordura abdominal em relação às mulheres, os estudos sugerem que eles são mais susceptíveis e, portanto, maior cuidado os pais, tios e avós devem ter.  
As mulheres não ficam atrás, pois também correm risco de sofrer os efeitos da gordura no coração após a menopausa.
Porém, não vamos nos desesperar se isto pode trazer consequências negativas ao corpo, pois neste período de festas, o que precisamos fazer é manter o equilíbrio e nada de excesso. Mas se ocorrer um exagero na alimentação e, infelizmente ocorre, início do ano já está próximo para nos cuidarmos. Coma com moderação.
 

Publicidade

Veja também