Agosto Indígena tem espetáculo e bate-papo gratuitos no Sesc Thermas

Com ações em diversas unidades do Sesc SP, nesta edição as programações são orientadas pelo tema “Brasil Terra Indígena”; em Prudente, ações ocorrem no domingo

VARIEDADES -

Data 10/08/2023
Horário 07:00
Foto: Matheus José Maria
“Cortejo Encantado” apresenta a força da cultura dos povos indígenas que habitam o Estado de SP
“Cortejo Encantado” apresenta a força da cultura dos povos indígenas que habitam o Estado de SP

Ontem, 9 de agosto, foi comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como forma de garantir direitos dos povos originários. Por isso, neste mês, o Sesc São Paulo realiza o projeto Agosto Indígena com ações que celebram a diversidade cultural, a presença e a atualidade dos povos indígenas no país. No Sesc Thermas de Presidente Prudente, ocorrem gratuitamente o bate-papo “Cultura indígena e o povo Kariri-Xocó” e o espetáculo “Cortejo Encantado”. 

As duas atividades serão realizadas neste domingo. A primeira delas é o espetáculo infantil “Cortejo Encantado”, da Refinaria Teatral, às 15h. A obra apresenta a força da cultura dos povos indígenas que habitam o Estado de São Paulo. Personagens místicos, os seres "encantados", presentes em distintas manifestações ritualísticas de caráter cênico dos povos tradicionais, ganham vida nesta performance que acontecerá no Bosque da unidade. 

Com canto na língua Guarani e torés tradicionais do povo Kariri-Xocó, o Cortejo narra cenicamente passagens terrenas dessas entidades exalando força e reflexão, semeando vida e esperança, despertando a essência de nossas origens como povo de Pyndorama. 

A segunda ação é o bate-papo “Cultura Indígena e o povo Kariri-Xocó”, às 16h30 do domingo, na Área de Convivência. Neste encontro, o cacique Yradzu Kariri-Xocó fala sobre aspectos gerais da cultura indígena, termos pejorativos e termos adequados, características culturais e geográficas sobre o povo Kariri-Xocó, confecção e significados da maracá, cachimbo, cocar, colar, pulseiras, rituais, medicinas sagradas, o toré, as danças tradicionais, entre outros assuntos.  

Agosto Indígena

Celebrado pela ONU a partir de 9 de agosto de 1995, o Dia Internacional dos Povos Indígenas resultou de esforços de representantes de diversos países. Em 2021, o Estado de São Paulo estabeleceu o Agosto Indígena por meio da Lei 17.311, de autoria da deputada estadual Monica da Mandata Ativista. Integrante do coletivo, a pedagoga e codeputada Chirley Pankará foi decisiva para a proposição da lei.  

Com identidade visual criada pelo artista Denilson Baniwa e o Coletivo SP Terra Indígena, o Agosto Indígena do Sesc SP tem nesta edição ações orientadas pelo tema “Brasil Terra Indígena”. 

SERVIÇO 
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Acervo pessoal

Cacique Yradzu Kariri-Xocó promove bate-papo, falando sobre os aspectos gerais da cultura indígena,

Publicidade

Veja também