Agripino Lima recebe homenagem e estátua no Camelódromo de Prudente neste sábado

Ex-prefeito, que faleceu em 2018, é conhecido por viabilizar criação do Shopping Popular, que foi reinaugurado em 2023 após reforma de mais de três anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/09/2023
Horário 16:38
Foto: Unoeste
Agripino Lima será homenageado no Camelódromo na manhã deste sábado
Agripino Lima será homenageado no Camelódromo na manhã deste sábado

A Prefeitura de Presidente Prudente e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizarão neste sábado, a partir das 10h30, no novo Shopping Popular, uma homenagem ao ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho, que faleceu em 2018. Na oportunidade, será inaugurada uma estátua doada pela universidade como tributo à história e ao trabalho desempenhado pelo ex-prefeito, que viabilizou a criação do Camelódromo. 

O local recebe o nome da esposa de Agripino, a professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, conhecida como Dona Ana, que faleceu em 10 de novembro de 2022. Em junho deste ano, o prefeito Ed Thomas (sem partido) esclareceu que o Camelódromo não poderia levar o nome do ex-prefeito por questões legais, pois a Cidade da Criança já recebe a designação, não sendo permitido dois prédios públicos com a mesma nomenclatura.

O evento deste sábado contará com a presença de membros do poder Executivo, autoridades, integrantes da família Oliveira Lima e os 66 novos comerciantes que receberão os termos de permissão de uso dos boxes instalados no local.

Quem foi Agripino

Agripino de Oliveira Lima Filho nasceu em 31 de agosto de 1931, na Fazenda Graminha, município de Lençóis Paulista (SP), e foi registrado com o nome de seu pai. Oitavo filho do casal Agripino de Oliveira Lima e Silvéria do Prado Oliveira Lima, cresceu numa família de 12 irmãos.

Desde pequeno, Agripino Lima Filho afirmava que queria ser alguém na vida. A família mudou-se para a cidade de Borebi (SP) e o menino cursou os antigos grupo e ginásio na cidade vizinha de Agudos (SP). Posteriormente, a família mudou-se para Garça (SP), onde o pai estabeleceu-se no comércio. Em 1960, transferiu-se para Presidente Prudente. Graduou-se em Direito (1968) e concluiu licenciatura em Pedagogia (1970). Com Ana Cardoso Maia, teve quatro filhos: Augusto César, Ana Cristina, Maria Regina e Paulo César.

Foi vereador na Câmara Municipal de Prudente por duas legislaturas (de 1972 a 1976 e de 1977 a 1982). Exerceu o mandato de deputado federal de 1986 a 1990 e de vice-prefeito prudentino de janeiro de 1988 a dezembro de 1992. Quando deputado federal, Agripino Lima participou da elaboração da Constituição Federal. Apresentou 132 emendas, tendo 51 aprovadas.

Em janeiro de 1993, foi eleito prefeito de Prudente, com gestão até 1996. Em 1998, Agripino Lima foi eleito deputado estadual com 99.272 votos, ficando entre os cinco mais votados e o primeiro do seu partido na época, o PFL. Voltou a pleitear a direção da Prefeitura em 2001, sendo eleito para o mandato de 2001 a 2004. Em 2002, barrou uma marcha de 3 mil sem-terras que viriam à Prudente fazer um megaprotesto, fato que ganhou repercussão na mídia nacional. Em 2004, foi reeleito com mais de 62 mil votos. Foi o primeiro governante do município a ocupar a Prefeitura por três mandatos pelo voto popular.

Na área da educação, Agripino fundou a Faculdade de Ciências, Letras e Educação, a Faclepp, mantida pela Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), em 1972. Um projeto que deu início ao que hoje é a Universidade do Oeste Paulista, a Unoeste.

Novo Camelódromo

O novo Camelódromo, localizado na Praça da Bandeira, foi reinaugurado no início de julho, após reforma de mais de três anos.

As obras de revitalização do espaço foram oficialmente encerradas no dia 22 de maio, com o término do contrato entre o município e a Spalla, construtora responsável pela empreitada. O anúncio da remodelação e modernização do local foi feito em dezembro de 2018. As obras tiveram início em janeiro de 2020 e deveriam ser concluídas em oito meses. No entanto, levaram mais de três anos.

Ao todo, foram investidos na revitalização do Camelódromo R$ 5,8 milhões, incluindo a reforma completa da estrutura, construção de cobertura em estrutura metálica, construção de 240 boxes de alvenaria, troca do sistema elétrico e hidráulico, adoção de padrões individuais para medição de água e luz, troca de todo o calçamento, adoção de dispositivos de acessibilidade, ampliação do projeto arquitetônico do calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei até o interior do shopping popular (com implantação de lombofaixa na Avenida Brasil), entre outras intervenções. O local também conta com área para futura praça de alimentação, cuja instalação será regulamentada posteriormente.

Publicidade

Veja também