Ainda é tempo de prevenção...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 21/07/2020
Horário 04:09

E a quarentena continua. O vírus não foi embora ainda, infelizmente. Essa semana iniciou com boas notícias em relação à vacina. A notícia que a imprensa mundial quer dar parece estar cada vez mais próxima: disponível para todos a vacina contra a Covid-19. É a única forma disso tudo acabar, a rotina “normal” voltar e todos seguirem seus projetos.
Enquanto esse dia histórico não chega, o vírus continua circulando. Está em todos os lugares, invisível aos olhos, sem chance de saber quem ele vai atacar. Então, o que é preciso fazer é se proteger. E proteger quem você ama. Usando máscaras, evitando o contato social, se higienizando sempre que possível, ficando em casa. Ou seja, tomando todos os cuidados necessários para que o coronavírus não chegue perto de você e nem dos seus. 
Mas, há quem acha que é dono do mundo, imune a qualquer ação e reação da doença e que a tragédia só atinge a casa do vizinho. Assim, como a dor não te atinge diretamente, a empatia não existe. O vídeo de um desembargador desobedecendo a obrigatoriedade do uso da máscara alcançou o Brasil. Além do descumprimento de um decreto, humilhou o servidor municipal da cidade de Santos e quis se utilizar de sua possível autoridade para não ser multado. Vai arcar com as consequências. E, espera-se, que sejam consequências justas, como se fosse com qualquer outra pessoa que tivesse tido tal ato.
Mas, não precisa ir longe para se deparar com uma fiscalização. Tal iniciativa tem ocorrido em Presidente Prudente, por exemplo. Já teve uma operação de inspeção do uso de máscaras no Parque do Povo. Logo no começo dos trabalhos de um dia, 10 autuações feitas. De acordo com a Prefeitura, "o desrespeito ao uso de máscara neste período de pandemia da Covid-19 compromete a proteção individual e coletiva e colabora na propagação da transmissão da doença na sociedade".
Como dito, o período ainda é crítico. Muitas pessoas adoentadas e enlutadas por conta da Covid-19. Só saia de casa se precisar. Previna-se. Isso tudo vai passar!

Publicidade

Veja também