Ainda há tempo, e as pesquisas mostram isso...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 25/01/2023
Horário 05:00

Que os exercícios físicos sempre nos trouxeram benefícios, isso não podemos negar. Desde que pesquisas já relataram e ainda relatam a importância e sua grande contribuição a todos nós seres humanos, ainda nos deparamos com um grande número de pessoas totalmente atípicas a qualquer que seja sua iniciativa por algum movimento físico. Isso, aos poucos, nos entristece, por saber que muitos poderiam e podem se beneficiar desse grande ganho. Principalmente quando falamos em movimentos para melhorar a nossa vida como um todo. 
Veio à tona o estudo com tese de que o exercício físico melhora o desempenho mental. A responsabilidade desse trabalho de pesquisa é da marca “Asics” com documentário “Mind Games – The Experiment”, narrado pelo ator britânico e ativista de saúde mental, Stephen Fry. O longa-metragem compartilha as jornadas de quatro jogadores, Kassa Korley, Ruoei Hirano, Bem Pridmore e Sherry Nhan, que se especializam em Xadrez, Mahjong, Memória e Sports quando competiam pelo mundo. O período de quatro meses de atividades físicas regulares detectou que mentes foram consideravelmente aguçadas e que ambas no nível competitivo. 
Os índices internacionais dos participantes cresceram em 75%, ou seja, simplesmente estreitou a interação da mente com corpo. A função cognitiva dos jogadores elevou na média de 10%, com habilidades de resolução de problemas em 9%, memória de curto prazo aumentando em 12%, velocidade e alerta de processamento em 10%. Demais resultados foram os níveis de confiança do grupo com aumento de 44% e a concentração em 33%. Inclusive, o nível de ansiedade reduziu para 43%. A pesquisa expõe que o exercício físico é eficaz para melhorar a função cerebral, aprender um idioma estrangeiro, ler diariamente e aprendizagem musical, segundo Brendon Stubbs, que é pesquisador sobre saúde mental. 
Seja possível e tomara que muitos, principalmente aos pais que sempre apostaram na capacidade de seus filhos a praticarem algum esporte, a fazer alguma atividade física para que saiam do sedentarismo, e que possam pelo menos criar coragem e fazer algo que seu corpo necessariamente precisa. Qualquer que seja sua situação de puro imediatismo tentando fugir de não praticar algo, não possa te impedir de fazer o que realmente contribua à sua própria saúde, e acreditamos que as pesquisas mais recentes vêm mostrando tudo isso a cada dia.
Com o início de 2023, sejam naturais as promessas de final de ano, e que a maioria sempre tenta intensificar a fazer algo em prol de si mesmo. Nisso e com bastante propriedade, a maioria sempre almeja que sua saúde esteja e seja prioridade em todos os quesitos de seus valores, bastando tentar aquela motivação de que vai começar a fazer algo hoje. Será? O que você tem prioridade hoje, além de sua própria saúde?
 

Publicidade

Veja também