Ajudar o próximo é o nosso grande propósito

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 22/01/2023
Horário 05:12

Nada expressa o melhor do ser humano do que a sua capacidade de ajudar alguém que nem ao mesmo conhece. Afinal, como bem ensinou Jesus, “amar quem nos ama é fácil”. Assim, muitos se apegam a laços familiares e de amizade para mostrar o melhor de si por meio da doação. Desta forma, as doadoras de leite materno simbolizam o ato de amar por amar, sem querer e nem esperar nada em troca. Bom, talvez, elas esperem sim algo em troca: ajudar e, muitas vezes, salvar a vida de bebês prematuros que elas nem ao menos conhecem. 
Em Presidente Prudente, como mostrado com destaque na edição de hoje, o Banco de Leite Humano passa por um momento considerado estável, ou seja, os estoques não estão totalmente defasados, mas também não estão totalmente abastecidos. Neste mês de janeiro, a unidade tem conseguido atender entre 65% e 70% da demanda, que é a marca pactuada pelo município. Contudo, logicamente não é a ideal, visto que a meta é sempre atender 100% dos bebês que necessitam do leite materno para se restabelecer e se desenvolver plenamente. 
Mensalmente, a unidade prudentina atende entre 65 e 70 prematuros de quatro hospitais do município: HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital Estadual Dr. Odilo Antunes de Siqueira, Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e o Hospital Iamada. Os estoques atualmente se encontram na média de 56 litros e com 49 doadoras, quando o essencial para atender 100% da meta seria de 80 a 100 mamães lactantes.
Ainda para quem aprecia os números, o volume de leite que entra mensalmente, 90 a 100 litros, não é suficiente para atender toda a demanda. O ideal seria uma quantidade de 120 a 150 litros de leite captados por mês. Desta forma, mamãe, se você tiver condições de doar leite materno, não pense duas vezes! Lembre o quão abençoada você é em poder compartilhar aquele que é considerado o melhor alimento do mundo com outros bebês. O Banco de Leite Humano está totalmente preparado para orientá-la e auxiliá-la em tudo o que for necessário para a doação. Afinal, poder ajudar o próximo é o grande propósito de nossa passagem nesse plano.

Publicidade

Veja também