Ajuste com o governo projeta para Prudente chapa sangue puro

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/04/2024
Horário 05:00

SANGUE PURO
Assim como caminharam juntos nas eleições para presidente, vice, deputados e senadores, PL (Partido Liberal) e Republicanos ajustam nesta reta final da janela partidária para ter chapa sangue puro em Presidente Prudente, juntamente com PSD (Partido Social Democrático) e PP (Progressistas).

FILIAÇÃO NO PL
O Plantão tem a informação de fonte oficial sobre a mais recente novidade que é a filiação de Maria Constantino no PL. Extraoficialmente, é bem provável que seja vice na chapa do pré-candidato a prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PSD). 

SOMA DE FORÇAS
Os dois até poderiam ser candidatos pelo PSD, mas a coligação de partidos permite somar forças antes, durante e após as eleições, no caso de serem eleitos. Especificamente sobre a campanha eleitoral, representa mais tempo de rádio e TV.

MESMO BOLO
O entendimento que fica, diante dessa situação, é de que o ajuste envolveu os times do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário de governo Gilberto Kassab (PSD).

TAMBÉM NO BOLO
Mas, não para por aí. Tem ainda o PP, liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, que já articulou em Prudente para estar na mesma coligação de apoio ao ex-prefeito Tupã em sua pretensão de voltar a ser prefeito.

CAÍDO POR TERRA
Isso posto, tudo indica que tenha caído por terra a preconizada possibilidade do vice ser do Republicanos, que seria o vereador Demerson da Saúde, cujo nome, por este motivo, estava fora da lista da chapa de pré-candidatos a vereador.

FOTO DO FATO
No final da tarde de ontem, circulava em grupos de WhatsApp foto de Maria Constantino com o líder local/regional do PL, Luiz Antonio Nabhan Garcia, que foi secretário especial do governo de Jair Bolsonaro.

LÍDER ESTADUAL
Na mesma foto, estavam o presidente estadual do PL e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e o presidente do partido em Presidente Prudente, Renato Rinaldi.

ARTICULAÇÃO REAL
A foto revela um novo desenho político. Novo, mais pela circunstância de momento do que pela afinidade Tupã e Maria Constantino, que já estavam no PSD. Assim como dois mais dois são quatro, fica o entendimento de que essa articulação para vice é real.

DITO E FEITO
No sábado, o Republicanos promoveu encontro regional em Prudente com as filiações de mais de uma centena de vereadores, prefeitos e vices de cidades do oeste paulista. Guilherme Piai, secretário estadual da Agricultura, esteve à frente.

BEM-SUCEDIDO
O Plantão falou ontem com Piai, por mensagem e exclusivamente sobre o encontro de sábado no Andrea Eventos. Além do número expressivo de novos filiados, o balizamento do sucesso foi feito pela lotação das cadeiras e por ter gente em pé.

SORRISO LARGO
Diante da pergunta se foi o maior evento que já participou para novas filiações e que teve a função de coordenar, a resposta do líder local e regional do Republicanos foi positiva. Um sim acompanhado da satisfação de estar vivendo grande momento político.

Publicidade

Veja também