Além do que se vê!

EDITORIAL -

Data 10/06/2022
Horário 04:15

“Um sistema de drenagem urbana de águas pluviais é um serviço público que visa o conforto da população, protegendo-a contra a ação das águas que escoam pela superfície do terreno. Um elemento essencial à boa eficiência do sistema é a boca-de-lobo, cuja função é captar a água que escoa pela sarjeta”. Muitas vezes, não damos o devido valor para as conhecidas bocas de lobo, tão essenciais no dia a dia da população. Trata-se de uma peça com orifícios que permite que a água seja drenada até a rede de escoamento. Sua aplicação é absolutamente essencial para evitar alagamentos.
Como noticiado neste diário, bocas de lobo localizadas em algumas partes da extensão do Parque do Povo, em Presidente Prudente, ganharam uma intervenção artística alusiva ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado exatamente no dia 8, com produção do artista grafiteiro Nico. O objetivo da ação foi passar a mensagem de que os bueiros estão conectados com os rios e o mar. A ação foi organizada pela ONG (organização não governamental) Rede Amor e Esperança, e contou com a participação de 13 alunos do 4º ano do Colégio Prudente, além de voluntários.
Essa conexão com os rios e mares nos faz lembrar que é uma peça fundamental em prol da natureza e que muitas vezes é desprezada por boa parte da população que, sem saber sua real importância, joga lixos ali, entupindo-a e fazendo com que ela não cumpra sua verdadeira função. Além desse lixo poder contribuir para a poluição dos rios e mares, ainda ajuda e muito a provocar enchentes no local.
A sensibilidade desta intervenção mostra como tudo o que é conectado com a natureza deve ser respeitado e olhado de maneira diferente. Passar este ensinamento desde sempre para os pequenos é uma maneira de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre cada detalhe que forma o meio ambiente. É um ensinamento para além do que se vê.

Publicidade

Veja também