Alesp aprova projeto de Tarcísio que cancela multas aplicadas durante pandemia da Covid-19

Estabelecimentos e pessoas que descumpriram medidas para frear disseminação da doença e foram penalizadas não precisarão pagar por essas infrações

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2023
Horário 13:12
Foto: Arquivo
Secretaria Estadual de Saúde diz que cobrança de multas perdeu sentido com fim do estado de emergência
Secretaria Estadual de Saúde diz que cobrança de multas perdeu sentido com fim do estado de emergência

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou, na noite desta terça-feira, o projeto de lei que simplifica a regularização de débitos inscritos na dívida ativa estadual e cancela as multas aplicadas pelo descumprimento de normas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Isso significa que estabelecimentos e pessoas que descumpriram medidas impostas para frear a disseminação do coronavírus e foram penalizadas por isso não mais precisarão pagar por essas infrações.

De autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a proposta foi aprovada por unanimidade, com 64 votos favoráveis, após ser discutida durante cinco sessões. O artigo do PL que prevê a anistia das multas da pandemia foi votado separadamente e também foi aprovado, com 52 votos a favor, 26 contra e duas abstenções. O texto, que contou com apoio na elaboração da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Saúde, ainda precisa de sanção do governador para virar lei.

Sobre o projeto

Apelidado pelo governo de 'Transaciona SP', o projeto visa facilitar o pagamento de débitos inscritos na dívida ativa estadual. Para isso, a proposta pretende modernizar seu método de cobrança e criar um ambiente jurídico favorável à quitação desses débitos.

Além disso, o texto dá descontos e a possibilidade de parcelamento para o pagamento dessas dívidas. Para pessoas naturais, microempresas e empresas de pequeno porte, por exemplo, o parcelamento chega a 145 vezes e o desconto a 70%.

A proposta ainda prevê a utilização de créditos de precatórios e créditos acumulados de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o pagamento desses encargos. O governo pretende também diminuir a judicialização de casos, promovendo a resolução consensual desses processos e estimulando o pagamento voluntário das dívidas.

A dívida ativa é um cadastro que o governo tem para reunir as pessoas que possuem algum tipo de débito com o poder público. Esse cadastro existe tanto em âmbito estadual quanto no federal e municipal.

É inscrita na dívida ativa a pessoa física ou jurídica que deixar de pagar ao governo algum tributo, multa de trânsito ou ambiental ou outra taxa. Uma vez inscrito, o devedor é cobrado pela Procuradoria Geral da região.

Multas da Covid

O projeto de lei nº 1.245/2023 também prevê o cancelamento de multas aplicadas pelo descumprimento de normas de prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Pelo texto, ao todo, cinco decretos expedidos no Estado durante a pandemia terão suas penalizações anuladas. As normas decretavam, entre outras coisas, o início do período de quarentena, a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e a suspensão de atividades de serviços não essenciais.

Segundo a justificativa oficial do projeto, assinada pela Secretaria da Saúde, a cobrança dessas multas não faz mais sentido com o fim do estado de emergência de saúde pública. O texto ainda aponta que o gerenciamento dessa cobrança sobrecarrega e gera um alto custo para a administração pública.

"A inclusa proposta visa anistiar as multas aplicadas pelo descumprimento de medidas de enfrentamento e combate da Covid-19, que não mais se coadunam com o momento atual, esperando, ainda, que sirva de catalisador para a pacificação social envolvendo os embates que permeiam o tema", explica o projeto.

Publicidade

Veja também