Alfabetização na pré-escola

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 16/09/2015
Horário 05:00

Caro leitor, a questão de hoje é a alfabetização. A criança deve ser alfabetizada na pré-escola? O que dizer da alfabetização? Como ela deve acontecer? De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
A alfabetização no século XIX passou a ter uma característica fortemente marcada na sua prática em sala de aula envolvendo a padronização do ato de ler e escrever, isto porque se baseava na codificação e decodificação de textos ou palavras, integrada a métodos específicos, a exemplo do método sintético e analítico, que sistematizava o desenvolvimento da leitura e escrita. Assim sendo, as práticas escolares neste período consideravam a alfabetização um conjunto de regras compensatórias para construir habilidades e competências em torno da aprendizagem, apenas dos códigos escritos.
Surge então no Brasil, a partir de 1990, o termo letramento, justamente não funcionando como método ou habilidade de alfabetização, mas passando a exercer uma dimensão mais heterogênea das facetas que o circundam tanto no contexto escolar, familiar e social. De acordo com Soares (2003, p. 47), “o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado”. Isto é, criar situações em que o aluno se aproprie do código escrito, utilizando materiais presentes na sociedade, tornando a aprendizagem das práticas de leitura e de escrita mais significativas. 
Sou formada em Pedagogia e Letras e, apesar de ter passado por muitos métodos, inclusive pela fase do construtivismo, é com o método fônico que tenho comprovado superioridade sobre os demais. Assim, no método fônico, o aluno aprende a relacionar cada letra ao seu som passando primeiro pelas vogais e avançando pelas consoantes e na sequência, a alfabetização é feita mediante a junção dos sons para a leitura das palavras. O despertar da consciência fonológica é essencial, pois, tratará da manipulação dos elementos de frase, palavra, sílaba, rima e aliteração fatores importantes nessa etapa.
Outrossim, atividades interessantes para despertar a consciência fonológica são brincadeiras com rimas, manipulação de sons, jogos educativos, desenhos, contação de histórias e com essa prática muito me alegra ver minha turma de pré 1 construindo gradativamente os pilares essenciais para alfabetização que são: aquisição de vocabulário, compreensão, conhecimento das letras do alfabeto e a consciência fonológica. 
Seguramente, no método fônico, ao ensinar o som de cada letra individualmente e depois combiná-los, estrutura-se a aprendizagem dos sons mais simples para os mais complexos, promovendo o princípio alfabético e a consciência fonológica, o que é essencial para a leitura e a escrita. 

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