Alimentação x Covid-19

OPINIÃO - Marilda Moreira da Silva

Data 03/09/2020
Horário 04:21

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impôs à população um novo modo de vida. E neste difícil momento, cabe pensar e reavaliar muitos aspectos da vida. Um deles, com certeza, é a alimentação. Nesta semana que comemoramos o Dia do Nutricionista, lembrado em 31 de agosto, abordar este assunto torna-se ainda mais propício.
Vivíamos numa correria, fazendo refeições rápidas, abusando de fastfood, de produtos industrializados e, de repente, uma pausa forçada... Sabe-se que a alimentação correta é essencial para manter a saúde e o sistema imunológico fortalecido e, combinando com medidas de higiene, temos garantia da qualidade do alimento que se ingere.
É preciso mudar hábitos... Comece preferindo alimentos in natura (descasque mais, desembrulhe menos) e evite alimentos ultraprocessados. Limitando a compra de produtos industrializados você terá mais saúde e menos gastos.

Limitando a compra de produtos industrializados você terá mais saúde e menos gastos

Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades no preparo das refeições. Adote o reaproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas, talos e sementes. Consuma frutas ao invés de excesso de doces.
E não se esqueça, a higiene desses produtos é fundamental. Ao chegar do supermercado ou feira, antes de colocá-los em armários ou despensas, lave com água e sabão ou aplique álcool 70%. Verduras, frutas e legumes que serão consumidos crus devem ser sanitizados com hipoclorito de sódio. Ressalta-se que a manipulação de objetos, como celular no momento da refeição, pode trazer riscos de contaminação durante a ingestão de alimentos.
Outro aspecto a ser lembrado é que reutilizar sacolas de supermercado para transportar ou guardar alimentos prontos para o consumo também configura veículo de contaminação. Cuide de sua alimentação e da sua família. Dessa forma, estarão muito mais fortalecidos para enfrentar e passarmos por este grave e difícil momento.


 

Publicidade

Veja também