Alliblack mostra a força do rap feminino em show online do Sesc

Episódio vai ao ar neste sábado, às 16h, no canal do YouTube da unidade; amanhã, público participa de ioga para purificar corpo e mente, a partir das 10h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2020
Horário 08:38
Divulgação/Fernando Martinez - Alliblack atua como educadora social, produtora cultural, DJ, MC, rapper e poeta
Divulgação/Fernando Martinez - Alliblack atua como educadora social, produtora cultural, DJ, MC, rapper e poeta

“O rap é compromisso, não é viagem”, já dizia o saudoso rapper Sabotage no início dos anos 2000. Movida por esse mesmo compromisso, Alliblack chega no Múltiplos Sons [em casa], do Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste sábado, para mostrar a força do rap feminino na cena prudentina.
Aline Marcelino, mais conhecida como Alliblack, é natural de Bataguassu (MS). Em Presidente Prudente há sete anos, possui notável afinidade com a arte, atuando como educadora social, produtora cultural, DJ, MC, rapper e poeta.
As duas últimas ela se percebeu em meio aos movimentos culturais que frequentava, chegando a participar de batalhas freestyle. Porém, mais do que estar presente, a artista se identificava com ações que reivindicavam o direito ao acesso à arte e à cultura para todos. “O rap me deu voz para enfrentar e não permitir que ninguém me trate como menos ou que me oprima. Rap é ritmo e poesia, e eu vivo esse ritmo e poesia levando mensagem tanto para o pessoal do movimento de rua como para as crianças onde eu trabalho”, afirma Alli.
Entretanto, segundo ela, a falta de representatividade nas rimas foi o ponto de partida para iniciar sua trajetória enquanto cantora e compositora. Sentindo, ainda, a necessidade da existência de um espaço onde a diversidade fosse respeitada e seus atores protagonistas das próprias construções artísticas, em 2017 Alliblack idealizou o Slam Quilombo de Dandara, uma competição de poesia urbana falada.
“O Slam Quilombo de Dandara é organizado por um grupo de mulheres com diferentes habilidades. Juntas, continuam um trabalho que foi iniciado por outras pessoas, que também dispuseram tempo e conhecimento em função de difundir uma arte que acreditamos ser ‘arte de guerrilha’, pois além de existir para que seja contemplada, ela educa e mobiliza para resistência”, observa a rapper.

Alliblack em casa

No episódio deste sábado do Múltiplos Sons [em casa], ao ar pelo canal do Sesc no YouTube, Alliblack reverencia o ritmo feito para ouvir, pensar e refletir. “O rap mostra a realidade de muitos e, hoje, pode ser um portal para mudar a vida de vários garotos e garotas da periferia”, afirma. Transitando por composições autorais, ao lado da DJ Emily, a rapper conta em seu repertório com faixas lançadas recentemente em seu EP, “Sintomas”, escrito, planejado e gravado em três meses.
“O EP ‘Sintomas’ foi totalmente criado no começo do período de pandemia, onde todos estávamos preocupados e com medo dos sintomas da Covid-19, mas o intuito de EP foi falar dos sintomas que um sistema causa em uma parcela da população, o povo negro”, observa Alli. “Espero que gostem e apreciem esse trabalho”, completa ela sobre o episódio que sai às 16h.

Ioga para purificar

Neste domingo, quem participa do Ioga para Todos [em casa] mergulha em uma prática purificadora de corpo e mente. Com exercícios de torção e respiração, ela estimulará a oxigenação do corpo e ativação das articulações, proporcionando relaxamento intenso.
“Costumo dizer que é como ativar áreas ‘adormecidas’ do corpo”, comenta a professora Elys Couto sobre as técnicas trabalhadas durante o momento. “Os exercícios de respiração também ajudam a renovar o ar do corpo, trazendo vitalidade para a prática”, completa.
Elys, que faz sua última participação nas aulas do projeto, relata que nunca havia experienciado o ensino da modalidade à distância, revelando ser um desafio bom, afinal trabalha a gentileza na apresentação da prática e dos exercícios, propostos para que todos possam fazer, não importa a idade ou condição física.
“Agora, tenho pensado a respeito das práticas que sejam mais inclusivas para idosos, pessoas com algum tipo de deficiência ou para quem tem alguma limitação física. Tem sido bom receber o feedback de quem tem assistido, das interações, de quem tem chegado para fazer e, também, de mostrar esse outro lado meu”, observa.
Indicada para todos os níveis, a videoaula “Para purificar corpo e mente” será disponibilizada no canal do Sesc Thermas no YouTube, neste domingo, a partir das 10h. Todas as aulas podem ser revistas na playlist “Ioga para Todos” também na plataforma.

SERVIÇO
Como assistir às aulas e aos shows:
YouTube > youtube.com/sescthermasprudente

Acervo Sesc

Com exercícios de torção e respiração, aula deste domingo estimulará a oxigenação do corpo e ativação das articulações

Veja também