ALTERAÇÃO NAS DATAS

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 23/05/2020
Horário 03:39

Está sendo cogitado estudo no Congresso Nacional sobre alterações nas datas das eleições municipais deste ano, com o primeiro turno em 15 de novembro ou 6 de dezembro. E depois, a definição da data do segundo turno.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

Conforme o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), as datas são sugestões, já que cabe ao Congresso discutir primeiro sobre o adiamento. A Constituição Federal fala em primeiro e último domingo de outubro.

PROVÁVEL ADIAMENTO

Neste ano, o primeiro domingo de outubro cai no dia 4 e o último no dia 25. Então, são as datas previstas pelo calendário eleitoral. Porém, devido à pandemia do coranavírus, está em discussão o provável adiamento.

CONSULTA AO PRESIDENTE

Em relação à data, conforme Maia, a intenção é consultar o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luís Roberto Barroso, que toma posse agora em substituição à ministra Rosa Weber.

CONFORME O CENÁRIO

Em Prudente, o Plantão ouviu alguns agentes partidários sobre o assunto. Para o presidente do MDB, Fábio Sato, a medida anunciada é muito coerente com o cenário atual. Portanto, comunga com a ideia do adiamento.

O MOMENTO ATUAL

O presidente de executiva do Podemos, Juliano Borges, vê com naturalidade e sensatez, mediante o momento atual. O partido já vinha trabalhando com essa possibilidade, frente às especulações e ao consenso entra várias lideranças nacionais.

SEM PREJUÍZOS

Para o presidente da executiva municipal do PSL, Guilherme Piai Filizzola, é plausível que ocorra o adiamento, até em razão de que, no seu entendimento, será uma medida que não irá prejudicar ninguém.

BARREIRAS SANITÁRIAS

O vereador Willian Leite (MDB) solicita ao prefeito Nelson Bugalho (PSDB) instalações de barreiras sanitárias neste feriado prolongado, em pontos de embarques e desembarques e nos acessos ao município, para veículos com placas de outras cidades.

AS MESMAS MEDIDAS

Leite leva em consideração o momento crítico, as campanhas nacionais para prestigiar produtos brasileiros e as campanhas regionais, feita por órgãos de imprensa e associações, para que a população compre nas empresas locais.

TRANSPORTE PÚBLICO

Apontando uma série de motivos, o vereador Izaque Silva (Patriota) solicita da mesa diretora da Câmara Municipal as providências cabíveis para instaurar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Público de Prudente.

PROTOCOLO FEITO

Com amplas alegações, um requerimento foi protocolado junto à mesa diretora, formada pelos vereadores Demerson Dias (PSB), Alba Lucena (DEM) e Geraldo da Padaria (PTB), respectivamente presidente e secretários.

NONO PRESIDENTE

A executiva municipal do PRTB em Prudente tem novo presidente: o empresário e pré-candidato a prefeito João Felício Figueira. Chezlacki Junior deixou a presidência e possivelmente será candidato a vereador.

Publicidade

Veja também