Alto consumo de refrigerantes pode causar danos aos dentes

No caso do refrigerante, os feitos à base de cola e do suco de uva".

REGIÃO - Stephanie Fonseca

Data 27/10/2013
Horário 11:08
 

Estudos apontam que o refrigerante (com ou sem açúcar) é tão prejudicial para os dentes quanto o consumo de metanfetamina, cocaína e crack. Isso porque a acidez da bebida advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se não for feita uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a essa acidez poderá causar erosão dental.

Jornal O Imparcial Especialistas orientam moderação na ingestão de refrigerantes

Porém, não é somente o refrigerante que causa danos à saúde bucal, de acordo com a dentista Patrícia Alessandra de Castro, "qualquer alimento que tenha corante é extremamente prejudicial para os dentes. No caso do refrigerante, os feitos à base de cola e do suco de uva".

Conforme a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), se a pessoa consumir refrigerante em grande volume e descuidar da escovação dos dentes, certamente apresentará mais problemas bucais, como cáries, manchas e gengivite que, se não tratada logo no início, pode levar à perda dos dentes.

Castro ressalta que é importante comparecer ao consultório odontológico ao menos duas vezes por anos e manter a boca saudável. "Deve ser feito uma limpeza periódica com bochecho e anti-séptico em casa e no consultório, pois mesmo que faça uma ótima escovação, é com um profissional que a limpeza será profunda e removerá a placa bacteriana".

Na opinião da professora da APCD, Sandra Kalil Bussadori, "para quem já está habituado a comer um lanche acompanhado de um copo de refrigerante – embora eles não tenham nenhum valor nutricional –, a dica é enxaguar bem a boca antes mesmo de sair da lanchonete". Vale ressaltar que a escovação, apesar de imprescindível, não pode ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, porque haverá ação ácida associada à ação mecânica da escovação. "O ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes".

Castro orienta que a escovação deve ser feita sempre após as refeições ou ao menos quatro vezes por dia. "Quando ingere qualquer alimento, até leite, o pH da saliva aumenta a acidez e pode causar cáries, tártaro, problemas na gengiva e outros danos. Mas devemos nos atentar também à forma de escovar: uma escovação feita de maneira incorreta danifica o esmalte dos dentes", finaliza.
Publicidade

Veja também