Alto escalão

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 29/10/2022
Horário 03:33

Pelas informações que o Plantão tem de bastidores, tudo indica que nos próximos dias o prefeito Ed Thomas (PSB) faça pelo menos uma alteração no alto escalão da administração municipal de Presidente Prudente.

NOVA CHEFIA
A chefia de gabinete poderá ser ocupada cumulativamente pelo secretário de Mobilidade Urbana, major Luiz Edson de Souza, com o atual chefe de gabinete, o advogado Vander Jonas Martins, nomeado para o Atende Prudente. 

DESDE SEMPRE
O major Luiz Edson está com o prefeito Ed Thomas desde o início do mandado em 1º de janeiro de 2020. O doutor Jonas, como é mais conhecido, também subiu a rampa com o prefeito e antes fazia parte do seu staff no escritório de deputado estadual. 

HISTÓRICO MILITAR
Caso isso ocorra, pela quarta vez em pouco mais de quatro décadas, o chefe de gabinete da Prefeitura será um militar. Dentro desse período, o primeiro foi o coronel Décio de Souza Teixeira, na primeira administração do prefeito Paulo Constantino (1977-1980).  

TRÊS CORONÉIS
O segundo e o terceiro também foram coronéis, sendo João Ferreira de Souza Filho, na gestão do prefeito Mauro Bragato; e Francisco Batista Leopoldo Junior, na gestão do prefeito Nelson Roberto Bugalho.  

TRÊS COMANDANTES
Os coronéis Décio Teixeira e Leopoldo comandaram o 18º Batalhão da Polícia Militar. O coronel Souza Filho foi comandante do CPA/I-10 (Comando de Policiamento de Área do Interior), atual CPI-8, onde o major Luiz Edson foi chefe de seções e porta-voz. 

CINCO SECRETARIAS
Na gestão Ed Thomas já teve trocas nos comandos de cinco secretarias. A mais recente foi em abril deste ano com a saída do secretário municipal de Saúde, Delton Eustásio Ferraz, e a entrada de Márcia Lima Dantas.

AINDA ESTE ANO
Também este ano, em janeiro saiu o secretário de Assuntos Jurídicos, Jorge Duran, e foi nomeado Pedro Anderson da Silva. No ano passado, no Turismo a troca foi de Priscila Lopes por Adolfo Padilha; e na Obras, de Marcos Augusto Fróis por Mateus Grosso. 

QUATRO SECRETÁRIAS
O maior número de trocas ocorreu na Secretaria Municipal de Educação. A primeira secretária foi Sonaira Fortunato; seguida de Francisca Chagas (interinamente), Joana D´Arc, que então se licenciou do cargo de vereadora, e Sirlei Oliveira, a atual.  

EXTINÇÃO E CRIAÇÃO
No ano passado foi extinta a Secretaria de Relações Institucionais, na qual não houve nomeação na gestão Ed Thomas, para criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, inaugurada em maio e desde então com o secretário Maurício Nabhan.

DA BOCA DA URNA
Na cobertura das eleições, amanhã as rádio Prudente News e 101 FM terão durante a programação a movimentação da reportagem pelas ruas de Presidente Prudente, com o repórter Joilton Carlos, “da boca da urna para o ouvido do povo”. 

FINAL DA TARDE
A partir das 17h, com a direção geral do jornalista Bruno Maluly, estarão com Joilton no estúdio o locutor Clayton Mussi, o analista político Laércio Alcântara e o jornalista Homéro Ferreira, repórter aqui do Plantão. 

Publicidade

Veja também