Alunos da Gisele Dalefi criam pipas para Festival Raul Albieri

“Eles [crianças] aprendem, por exemplo, a usar uma régua", revela. Segundo ela, o material também é fornecido pela escola.

Esportes - Laís Ernesto

Data 13/08/2014
Horário 08:27
 

A escola municipal Gisele Dalefi de Presidente Prudente será representada na 29ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri. Com a participação de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, as crianças, que têm entre 6 e 7 anos, se empenham na confecção do brinquedo. A ação é realizada pela professora Sílvia Luiza Alves de Lima Buzetti, 41, e com o auxílio dos pais. O evento recreativo será realizado neste domingo, a partir das 9h, no campo de futebol da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

Jornal O Imparcial Crianças da escola municipal Gisele Dalefi trocam conhecimentos durante confecção das pipas

Para a orientadora pedagógica da escola Maria Sueli de Oliveira, 47, esta iniciativa é muito importante por envolver pais e filhos, além de promover um lazer saudável para as famílias. O objetivo é promover um momento lúdico e aumentar a criatividade dos pequenos. Além disso, Sílvia Buzetti conta que os alunos aproveitam para conhecer as matérias de artes e matemática. "Eles aprendem, por exemplo, a usar uma régua", revela. Segundo ela, o material também é fornecido pela escola.

O brinquedo, além de ser divertido, serve de exemplo para algumas questões que foram levantadas em sala de aula. Uma delas foi a de que a pipa não é apenas um brinquedo de menino. De acordo com a professora, a criança ainda tem preconceito com relação às meninas estarem envolvidas no projeto de fazer e soltar pipa. Por isso, foi realizada uma conscientização a respeito do assunto.

Outra discussão abordada foi o uso do cerol nas linhas. A professora aproveitou a oportunidade para conscientizar as crianças sobre os perigos desse material. "Elas ficaram encantadas com a ideia de participar do festival. Como são fascinadas por um brinquedo tão simples!"

 

Duplo calendário


O Festival de Pipas Raul Albieri é promovido por O Imparcial em parceria com a FCT/Unesp e Prefeitura de Presidente Prudente. Na 29ª edição, o tema abordado será Patrimônios Históricos do Brasil. O festival integra os calendários de festividades do município e turístico do Estado de São Paulo (Lei 13.012 de 2008).

Para se inscrever, as fichas já estão disponíveis na sede do jornal, localizada na rua Ernesto Rotta, 83, no jardim Novo Bongiovani, das 8h às 18h, e nos quiosques de classificados do diário, no Prudenshopping e Parque Shopping Prudente, das 13h às 19h. As inscrições também serão feitas no dia do evento.

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

O Festival de Pipas Raul Albieri conta mais uma vez com diversos patrocinadores, alguns que já caminham desde outras edições, e outros ingressando neste ano. São eles: prefeitura, através da Secult e da Semepp (secretarias municipais de Cultura e Esportes, respectivamente); FCT/Unesp; Porto Seguro, Lince Corretora de Seguros, 98 FM, Uepa Sorvetes, panificadora e confeitaria Chantilly, Caiuá Distribuição de Energia S/A/Grupo Energisa, Bebidas Funada, Vidro Curvo, Alimentos Wilson, Cultura Inglesa, PB Lopes, Andorinha, Multsinais Comunicação Visual, Audi Comunicação, RG Mídia, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.
Publicidade

Veja também