Será instaurado pela 3ª DPISH (Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Homicídios) da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais) um inquérito policial para apuração da ocorrência de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial e lesão corporal, ocorrida no sábado, no Residencial Tapajós, em Presidente Prudente. De acordo com a Polícia Civil, na ocasião, um homem, 33 anos, foi alvejado com dois tiros por uma policial militar na região torácica e faleceu depois de ter efetuado disparos de arma de fogo contra um outro oficial, que foi atingido na perna esquerda.
Um vídeo gravado por uma câmera de monitoramento, divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que o PM, de 47 anos, foi alvejado ao chegar na frente de uma residência onde o homem de 33 anos, que possuía antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma de fogo, estava, por volta das 6h. Depois de ser acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica, a equipe composta por dois oficiais chegou ao local. Ao descer da viatura para abordagem, o policial ferido foi surpreendido por disparos. Depois de atingido, ele foi removido pelo colega para um lugar seguro, onde permaneceu até a chegada do socorro médico.
Conforme o Boletim de Ocorrência sobre o caso, reforços foram acionados e, durante varredura, um PM, de 39 anos, localizou o homem armado no interior de uma residência vizinha. “Diante da ameaça iminente, o oficial efetuou dois disparos contra o agressor, que foi alvejado na região torácica, socorrido e, posteriormente, evoluiu a óbito”, indica o registro. “A companheira do autor [35 anos] confirmou as ameaças prévias com arma de fogo e o morador da residência invadida foi arrolado como testemunha”, complementa o documento.
As armas utilizadas pelos oficiais, duas pistolas calibre 40, e uma pistola 765, de uso restrito, que estava em posse do homem de 33 anos, foram apreendidas e passarão por perícia. A Polícia Civil ainda requisitou exames necroscópico e residuográfico do falecido, e de corpo de delito e residuográfico dos policiais, além de análise pericial do local dos fatos.