Alunos da Navio vivenciam prática esportiva

Além disso, Souza ressalta que a nova aprendizagem tira os alunos da rotina. “Eles se divertem muito", afirma.

Esportes - Daniela Silveira

Data 10/08/2013
Horário 09:38
 

"Para a elite, quem disse?". Graças a parcerias realizadas esta declaração o tênis no País tem sido desmistificado. A exemplo disso é o trabalho realizado pelo Sesc Thermas, de Presidente Prudente, que em parceria com o Instituto Cidadania Através do Esporte (Cades), realiza ações de mini-tênis em escolas municipais e estaduais, que funciona como um primeiro passo para a prática do esporte. Ontem pela manhã, foi a vez dos alunos da Escola Municipal João Franco de Godoy (Navio), no Jardim Paulista. Os estudantes cansaram, aprenderam e se divertiram muito durante a vivência esportiva.

Jornal O Imparcial Modalidade e equipamentos foram adaptados pelos educadores para atender todos os alunos da escola

De acordo com o diretor técnico do Cades e ex-tenista, Eloy de Souza, o principal objetivo é colocar pela primeira vez, a raquete de tênis nas mãos das crianças. Todos os materiais foram adaptados para que eles pudessem ser capazes de jogar. "Queremos desmistificar que o tênis só pode ser praticado pela elite. Nesta adaptação, por exemplo, a rede pode ser substituída por uma fita", frisa. Além disso, Souza ressalta que a nova aprendizagem tira os alunos da rotina. "Eles se divertem muito", afirma.

Conforme a diretora da escola Elenice Araújo Cacciatore, "é um primeiro contato". Ela enaltece a iniciativa e conta que os alunos ficaram empolgados. Os professores mostraram que é possível a pratica de esporte no espaço e condições que nós temos. "Estamos diminuindo a distância da elite", declara.

Pela primeira vez em contato com a raquete, a aluna Ana Laura Coutinho, 10 anos, relata que valeu a pena experimentar o esporte. "Olhando na televisão parece ser fácil, mas não é", declara. Da mesma sala de Coutinho, Matheus Soares, 10 anos, revela que não sabia nenhuma técnica. "O esporte que mais se aproximava do tênis que eu joguei foi o bets ", comenta.

Já o aluno Gabriel Aprígio Medeiros revela que gostou do esporte e que pretende jogar mais vezes. "Nunca havia jogado. É bem difícil", pontua. Já a estudante Ester Sarggin Gomes, 10 anos, diz que não achou tão difícil. "É super legal, diferente de todos os esportes que já joguei", relata.

 

Conteúdo amplo

O instrutor de atividades físicas do Sesc Thermas, Emerson Silva, expõe que o projeto tem o intuito de ampliar a participação de crianças e adolescentes e aprimorar o conhecimento e os conteúdos dos profissionais, que atuam com a educação esportiva, além de fomentar o esporte. A programação conta ainda com o apoio institucional da Federação Paulista de Tênis (FPT). No período da tarde, o grupo esteve na Escola Estadual Francisco Pessoa, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Publicidade

Veja também