Alunos de Álvares Machado aprendem na prática sobre meio ambiente e sustentabilidade

Professor André Gonçalves desenvolveu com alunos do 6º ao 9º ano, do distrito de Coronel Goulart, estudos com 52 animais entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e aracnídeos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/06/2023
Horário 08:12
Foto: Cedida
Alunos usam pequenos espaços para produção de hortaliças e redução de gastos com alimento
Alunos usam pequenos espaços para produção de hortaliças e redução de gastos com alimento

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e nada melhor do que envolver as crianças em temas inerentes ao assunto, para que se tornem multiplicadoras de boas ações. Pensando nisso, o professor de Ciências Físicas e Biológicas, da Emeif (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Vereador José Molina, no Distrito de Coronel Goulart , em Álvares Machado, André Gonçalves Vieira, desenvolveu com seus alunos do 6º ao 9º ano, com quatro turmas, uma de cada ano, atividades alusivas ao tema. Ele aproveitou ainda as comemorações do Dia da Mata Atlântica e da Biodiversidade, no fim de maio, para conscientizá-los sobre essas duas perspectivas.

De acordo com ele, como o cenário na região é composto por mata atlântica, as ações foram focadas na importância da sustentabilidade desse bioma e os estudantes desenvolveram uma atividade de levantamento na perspectiva de suas visões. Identificar a fauna que pertence ao bioma local, saber de sua importância, interação e vegetação florestal, como também de manejo, o DAP (instrumento utilizado para medir diretamente o diâmetro de uma árvore) e o volume da madeira, além de entender sobre o sequestro de carbono (CO²) foram algumas das ações. 

Segundo o professor, eles fizeram um introdutório do que compõe a fauna silvestre, exótica, trabalharam os artrópodes, os insetos, aracnídeos, peixes, aves, mastofauna, répteis, anfíbios, e durante 30 dias trabalharam obtendo registros fotográficos bem legais. 

“E conforme eles passavam essas fotos, nós íamos discutindo a importância desses animais na fauna e suas relações com o homem, o porquê de proteger e ter cuidado, desde uma anta a uma cobra, uma onça pintada, um sapo, um percevejo, ou outro inseto qualquer”, exalta o professor.

Visão do aluno

Dessa forma, segundo André, os alunos foram contemplando as habilidades propostas no currículo paulista. “O conteúdo aplicado em sala de aula é provocado ao aluno na forma prática através de um contexto da realidade que ele vive. Apresentar a importância da paisagem natural que ele vive, e as problemáticas que as mudanças causadas pelo homem fazem à natureza e seus impactos ao meio ambiente, clima, produção de alimentos, economia, saúde humana, entre outros”, salienta.

No estudo de fauna foram apresentadas diversas espécies entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e aracnídeos. Sendo aproximadamente 52 animais. “Cabe ressaltar que foram desconsiderados animais exóticos, domésticos e domesticados. E sempre registrado pela visão do aluno”, pontua o professor.

Mãos na terra

Outra atividade foi o uso de pequenos espaços para a produção de hortaliças para a redução de gastos com alimento, bem como ter uma alimentação mais saudável. No contexto da horta de produção para os próprios alunos, estão com uma minicomposteira, que são as sobras de resíduos da cozinha (casca de fruta, vegetal e hortaliças), que são colocadas em um buraco no chão coberto com matéria orgânica (folhas de árvores e poda de grama) oriundos da própria escola. “Não causa odores e nem atrai bichos. No mesmo local está sendo produzido um miniviveiro de árvores nativas da região, para futuramente serem usadas em plantios em datas comemorativas. As mudas são doadas por responsáveis dos alunos e produção deles próprios”, cita o educador.

Fotos: Cedidas

Estudo de fauna apresentou diversas espécies entre aves, répteis, anfíbios e outros animais

Publicidade

Veja também