Alunos do Cotiguara contam com novas formas de interação e aprendizagem

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/07/2020
Horário 05:55
Equipe Cotiguara participando da Roda de Conversa do Sistema Positivo de Ensino
Equipe Cotiguara participando da Roda de Conversa do Sistema Positivo de Ensino

Com o anúncio da suspensão das aulas, a equipe do Colégio Cotiguara, de Presidente Prudente, começou um trabalho de estudo e reflexão sobre qual seria a melhor maneira de pôr em prática o trabalho escolar com todas as restrições e cuidados referentes à pandemia. Fizeram, então, uma parceria com a For Education Ed Tech para que toda a Equipe Cotiguara passasse por várias formações e treinamentos para a melhor utilização das ferramentas do Google for Education e através delas pudessem continuar a ter contato com os alunos, proporcionando novas formas de interação e de aprendizagem.

Tendo em vista tamanha importância desse período na vida das crianças, as professoras se preparam e planejam estratégias para que, durante esse período de afastamento social, os impactos negativos na aprendizagem e na vida das crianças sejam minimizados. Sendo assim, jogos pedagógicos são selecionados e confeccionados, sempre com a finalidade de aprendizagem para cada faixa etária. Cronograma de atividades diárias e vídeos explicativos são personalizados de acordo com a idade do aluno, facilitando para que cada família possa seguir uma rotina com seu filho, que é muito importante neste período, pois é através da rotina que a criança consegue fortalecer sua autonomia e ter a segurança de que algo se mantém estável diante de tanta instabilidade que essa situação nos traz.

As aulas de capoeira, expressão corporal, música e inglês são realizadas de maneira online e ao vivo. Há também momentos particulares das crianças com as professoras para que possam interagir, compartilhar e ter um contato individual com a professora.

Para compartilhar a experiência de sucesso durante as aulas remotas, o Colégio Cotiguara esteve presente  em um evento do Sistema Positivo de Ensino, no dia 24/07/2020, como âncora em uma roda de conversa, com a participação da coordenadora Mariáguida Delfim, apresentando o trabalho diferenciado realizado com a Educação Infantil.

A Equipe Cotiguara também procura manter uma estreita relação de comunicação com as famílias, o que sempre foi um diferencial do colégio. Como parte desse trabalho de escuta das famílias, foi enviado aos pais um questionário sobre as aulas remotas. A Equipe Cotiguara ficou muito feliz com os resultados, que apontam algumas colocações e sugestões muito relevantes e também mostram a satisfação da grande maioria das famílias.

O Colégio Cotiguara procura sempre mostrar aos alunos, às famílias e aos professores que é possível aproveitar esse período como oportunidade para o aprendizado de habilidades como paciência, persistência e organização!!!

Fotos: Cedidas

COLÉGIO COTIGUARA
A coordenadora Mariáguida Delfim e a professora Aline Almeida, responsáveis pela confecção dos jogos pedagógicos


Entrega dos materiais na casa de cada aluno - "Uber Pedagógico"

COLÉGIO COTIGUARA
Confecção dos jogos pedagógicos

colégio cotiguara
Jogos pedagógicos confeccionados pela Equipe Cotiguara com materiais reutilizáveis


colégio cotiguara
Alunos realizando as atividades preparadas e entregues na casa deles


A coordenadora Mariáguida Delfim compartilhando, na roda de conversa do Sistema Positivo de Ensino, a experiência da educação infantil do Colégio Cotiguara durante as aulas remotas

 

 

Publicidade

Veja também