Alunos do Projeto Cor expõem no Matarazzo até dia 3 de junho

Turma volta a expor no Matarazzo a partir de hoje com 52 obras inéditas, desta vez com trê novos integrantes, totalizando11 artistas deficientes

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 09/05/2017
Horário 10:49
 

Inclusão Social! Jovens do Projeto Cor que possuem deficiência física, espectro autismo, síndrome de Down, transtorno esquizóide, hiperatividade e associados  estão felizes! Isso porque estarão mostrando a capacidade que cada um possui, independente de suas limitações físicas ou mentais, em mais uma exposição partir de hoje. A convite da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) novamente as pinturas desses jovens especiais poderão ser vistas no Centro Cultural Matarazzo, até o dia 3 de junho. A visitação é gratuita.

Jornal O Imparcial Deficiência física de Lucimara Emílio não a impede de viajar nas cores

Desta vez mais três artistas, ao todo são 11, fazem parte da mostra que estará com 52 obras inéditas para apreciação da sociedade prudentina.

Os alunos do professor Jorge José da Silva, especialista em educação especial e psicopedagogo, já expuseram no Matarazzo, no Poupatempo e também no Tênis Clube. Conforme ele, sempre com uma aceitação muito importante das pessoas. Jorge garante que a alegria dos seus alunos é sentida de longe. "Eles se sentem valorizados. Diferentes, mas ao mesmo tempo iguais a todo mundo!", exclama.

Jorge explica que todos os quadros dos artistas são feitos individualmente. E os motivos, também são de escolha deles. Pintam aquilo que lhes dá alegria como a natureza, as flores e animais, imagens religiosas, entre outras.

 

Especiais

O professor expõe que todos os trabalhos são individuais. Para a criação das obras, Jorge explica que precisa esperar o momento de concentração do aluno, a escolha do desenho que fará, as cores que pintará, entre outros detalhes. Ou seja, eles precisam ter suas vontades, decisões respeitadas para que assim se sintam à vontade e seguros dentro de suas capacidades, como de um artista profissional, possam criar.

"Trabalhar com essas pessoas incríveis é algo mais do que gratificante. Cada um se esforça para vencer seus desafios, mostram sua identidade, o que gostam, sentem e os agrada. É maravilhoso. Mais uma vez agradeço ao governo municipal pelo apoio e a todos do Centro Cultural Matarazzo por mais essa oportunidade de podermos mostrar nosso trabalho. Venham visitar e conhecer a arte dos nossos alunos", convida Jorge.

 

Projeto Cor

Criado para atender as limitações que cada aluno leva até Jorge que atua como especialista há 13 anos em todos os campos da deficiência, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome de Retti, deficiência intelectual, entre outros.

"Essa experiência vem me dando capacidade para entender cada limitação e visualizar o potencial de cada um deles para que possam mostrar para a sociedade, que na maioria das vezes é tão exigente, que eles são capazes, como outra pessoa qualquer", ressalta o professor.

 

ARTISTAS ESPECIAIS

 

Maria Rita de Oliveira Ribeiro, 15 anos - síndrome de Down

Ana Beatriz Andrade de Oliveira, 12 anos - autista

Marcelo Augusto Direne. 41 anos - hiperativo

Adib Miguel Direne, 36 anos - síndrome de Down

Pedro Henrique Calil Trevisan, 34 anos - síndrome de Down

Renan Cardoso Spolador, 24 anos - síndrome de Down

Gabriel Kenzo Nakaya, 20 ano - autista

Lucimara Emílio, 20 anos - deficiente físico

Zequinha Scalon, 34 anos - síndrome de Down

Juliana Costa Dionysio, 15 anos - transtorno de esquizóide

Aline Tovani Dos Santos, 31 anos - síndrome de Down

 

Serviço

Interessados em apreciar a exposição dos jovens especiais, o Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes. O horário de visitação é de O projeto Cor é trabalhado na Rua Texas, 73, Jardim Paulistano, em Presidente Prudente. Para mais informações o telefone de contato do professor Jorge é o (18) 99669-0164.

 
Publicidade

Veja também