Alunos do Sesi fazem atividades através do Projeto O Imparcial na Escola

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 03/01/2019
Horário 05:15

 

Diretora: Elizete Scarim Ortega

Coordenador pedagógico: Eunice Batista Teixeira

SESI DE ÁLVARES MACHADO

 

 

O eixo integrador Interáreas do 3º ano do ensino médio “O mundo é plural”, desde o início do ano tem pesquisado a temática diversidade, abordando a questão do preconceito e da intolerância. Um dos produtos desta investigação resultou na produção do gênero textual charge, o que levou os estudantes a refletirem sobre a necessidade de aceitação das diferenças.

Os estudantes utilizaram o jornal O Imparcial na pesquisa sobre os exemplos de charge, conforme salienta o professor João Carlos da Silva, responsável pela ministração destas aulas.

 

Verônica Fernandes Ferreira

 

Pedro Matricardi

 

 

 

 

HQ e cartaz

 

O eixo integrador de Ciências Humanas do 6º ano, tem como responsável a professora  Cíntia Renata Mizuno Cotes, cujo tema é “ # tamojunto” que foca no uso das redes sociais. Os estudantes, desde janeiro estão desenvolvendo atividades de pesquisa sobre o bom e o mal   uso das redes sociais, envolvendo os pais e a comunidade local.

Após pesquisa, e construção de texto dissertativo as descobertas foram socializadas entre os estudantes, que também foram desafiados a produzir uma história em quadrinhos. Outras atividades deram sequência à proposta do eixo integrador, com apresentação de filmes, produção de cartazes e socialização com estudantes dos anos iniciais, com previsão de produção de vídeos como produto final.

As atividades foram feitas por Anelise dos Anjos Zarate e um cartaz das estudantes Ana Laura Klebis Silva Oliveira e Anelise dos Anjos Zarate e Sara Aranda Boigues Tarifa Navarro.

 

FOTO 03

Anelise dos Anjos Zarate

 

 

FOTO 04

Ana Laura Klebis Silva Oliveira, Anelise dos Anjos Zarate e Sara Aranda Boigues Tarifa Navarro

 

 

 

Desenho

 

Com o tema “Fome de que?”, o eixo integrador interáreas do 9º ano, levou os estudantes a pesquisarem diversas causas e consequências sobre a fome no mundo. O trabalho teve início a partir da leitura do relatório da ONU de 2017 sobre subnutrição, obesidade e escassez de alimentos no mundo.

Estes dados foram estudados relacionando-os com aspectos econômicos e ambientais como o agronegócio e o pequeno produtor rural, agrotóxicos e a contaminação dos alimentos e a produção de orgânicos a partir da compostagem.

A pesquisa segue com previsão de realização de um Congresso sobre a fome, com múltiplas vertentes sobre o tema, conforme indica o professor Felipe Felisberto de Moura Rodrigues, responsável pelas aulas do eixo interáreas.

 

 

 

 

 

Atividade desenvolvida

junto à comunidade

 

No dia 29 de junho, a turma do 3º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Sesi de Álvares Machado visitou o Lar doa Idosos.

Na ocasião, apresentaram o conto de uma fábula – A cigarra e a formiga e apresentação de dança.

Com o objetivo de apresentar momentos de entretenimento aos idosos e o desenvolvimento nos alunos do sentimento de solidariedade e respeito aos mais velhos, foi executada a ação pedagógica de roda de conversa com o tema da experiência vivida pelas pessoas com mais idade, e também sobre a diversidade. Após a apresentação dos visitantes foi contada a fábula e executada a dança.

 

Professora: Hellen Aparecida Veiga Chaves Parmezan

 

 

 

Publicidade

Veja também