Amarelo ou roxo, maio é um mês para conscientização!

EDITORIAL -

Data 27/05/2023
Horário 04:15

O quinto mês do ano vai chegando ao fim... Após vários eventos relacionados ao Maio Amarelo - um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito -, usamos este espaço para falar sobre o Maio Roxo, uma campanha que visa alertar a população a respeito dos cuidados e prevenção das doenças inflamatórias intestinais.  
Nos últimos meses, a mídia tem noticiado vários casos de pessoas famosas, com menos de 50 anos, que desenvolveram câncer de intestino, o câncer colorretal. Além das cantoras Simony e Preta Gil, que seguem em tratamento contra a doença, na última semana foi a vez do apresentador Emílio Surita, 61 anos, revelar o diagnóstico. Ele já passou por uma cirurgia e chegou a ficar uma semana internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As notícias têm gerado preocupação entre os mais jovens. E não é pra menos. Os números relacionados à doença vêm aumentando no país.
Qualquer um dos sintomas, como dor abdominal, sangramento nas fezes, diarreia, perda de peso sem explicação ou febre que não tem causa, deve ser investigado. É preciso ficar atento, porque as doenças inflamatórias intestinais estão aí e, sem diagnóstico precoce, o tratamento é prejudicado e as chances de cura podem diminuir.
Em Presidente Prudente, como parte da campanha nacional, ocorre neste sábado, das 7h30 às 12h, no Centro Municipal de Especialidades, localizado no Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, em frente ao Pronto Socorro do HR (Hospital Regional) Dr Domingos Leonardo Cerávolo, o Mutirão de Gastro, aberto a toda a comunidade. Realizada através de uma parceria entre a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e a Prefeitura, a ação contará com a oferta gratuita de atendimento com especialista, além de solicitação de exames laboratoriais e de imagens. 
A previsão, conforme a organização, é de que sejam realizados mais de 100 atendimentos. Para participar do mutirão, basta comparecer com o documento pessoal. Não perca essa oportunidade. Avise quem mora com você ou quem você conhece. É de graça. E por ser num sábado, a maioria consegue ir.
A única forma de mudar a história destas doenças é o diagnóstico precoce. Fora os exames, que devem fazer parte da rotina de cada um, tenha uma alimentação saudável, beba muita água, mastigue bem durante as refeições, evite o uso de laxantes, diminua o consumo de álcool e cigarro, pratique atividades físicas. Se previna! Amarelo ou roxo, maio é um mês para conscientização!
 

Publicidade

Veja também