Amigas completam o Caminho de Santa Paulina

SINOMAR CALMONA

Rita de Cássia Peres, Marina Miranda e Maria Isabel Ponçano Crellis, no início da trilha

COLUNA - Sinomar

Data 15/06/2023
Horário 05:15

Três amigas de Presidente Prudente, Rita de Cássia Peres, Marina Miranda e Maria Isabel Ponçano Crellis, caminharam 255 quilômetros, durante dez dias (de 1º a 10 de junho), pela “Rota Turística Caminhos de Santa Paulina”, de Criciúma a Nova Trento, no interior de Santa Catarina. Com estrada feita ainda no século XIX, o caminho representa o trajeto feito por Santa Paulina de Nova Trento até Balneário Camboriú para a inauguração da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. O trajeto está inserido dentro da Mata Atlântica e conta com cenários belíssimos para contemplar a natureza em meio às cachoeiras, pássaros e pequenos animais silvestres. Boa parte do caminho passa por comunidades de imigração europeia bastante caracterizada pelo sotaque forte e suas comidas tradicionais. As prudentinas participaram da caminhada organizada por um grupo de Santa Catarina, chamada Abev, que proporciona toda estrutura para os peregrinos. Contam que a caminhada começava às 7h da manhã, com pausa para lanchar, e terminava às 15h. Pelo percurso, você pode ver cachoeiras, pássaros e pequenos animais silvestres, antigas plantações de fumo com suas estufas tradicionais, bicas de água e muito mais. Tudo isso torna esse roteiro muito atrativo, cultural e espiritual.


CAMINHO É INSPIRADO NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA, NA ESPANHA, E SEGUE O TRAJETO FEITO PELA PRÓPRIA SANTA PAULINA, PRIMEIRA SANTA CANONIZADA BRASILEIRA


CAMINHO OFERECE AS BELAS PAISAGENS DO INTERIOR CATARINENSE 


RITA DE CÁSSIA PERES APRECIA O BELÍSSIMO CENÁRIO


PEREGRINAÇÃO PASSA POR UMA ESTRADA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, BOA PARTE DELA EM MEIO À MATA ATLÂNTICA

PRESTA ATENÇÃO
Na CNN, disse certa vez Jimmy Carter: "Deus escuta todas as preces. Algumas vezes atende com um sim; outras vezes com um não; e outras vezes, ainda, responde com um ‘você só pode estar brincando’".

FOTOLAB
Inaugurado na manhã de ontem, o Inova Fotolab – Estúdio de Fotografia Digital da Inova Prudente está pronto para atender à comunidade. A inauguração contou com a presença do prefeito Ed Thomas, que estava animado com mais esse espaço que a Prefeitura de Presidente Prudente, através da Fundação Inova, está disponibilizando a toda comunidade. O estúdio, que conta com equipamentos semiprofissionais, como câmeras, iluminação, fundo e cabine fotográfica em diversas cores, visa atender a uma demanda de toda a região. 

DEMANDA
Pela primeira vez no Brasil, o número de calouros em Engenharia superou o de Direito. Esse crescimento na procura por Engenharia reflete a demanda aquecida por profissionais da área, necessários para o país superar os graves gargalos na infraestrutura, que atravancam o crescimento e desenvolvimento. Brasil precisa de 70 mil novos engenheiros por ano.
 

Publicidade

Veja também