Amor a caminho da glória

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 10/04/2022
Horário 04:30

Amor. Dor. Esperança. Glória. Essas palavras descrevem a Semana Santa, iniciada hoje, com a comemoração do Domingo de Ramos e da Paixão: montado num jumentinho e aclamado pela multidão, Nosso Senhor entra em Jerusalém. Movido pela fidelidade ao plano de amor de Deus Pai, Jesus de Nazaré empreende o caminho de dor, abandono e triunfo definitivo. O sofrimento da Cruz e a Glória da Ressurreição são partes de uma mesma história: nossa Páscoa. Fará diferença viver intensamente estes dias de amor, dor, esperança e glória. Estejamos dispostos a viver o memorial da paixão, morte e ressurreição do Senhor colocando-nos à disposição d’Ele que veio ensinar o caminho rumo ao Pai e que nos amou até o fim.
Os cristãos-católicos brasileiros costumam encher as igrejas na Sexta-Feira Santa da Paixão, mas poucos vão à igreja no sábado-domingo testemunhar a ressurreição. Tanto estivemos afeiçoados ao sofrimento que a identificação parece profunda e exclusiva, como não fosse permitido sentir nem viver alegrias. Assim, queremos seguir a trilha do caminhar de Jesus, nosso Mestre. Entraremos com Ele em Jerusalém – lugar da morte e da ressurreição. Estaremos ao seu lado, procurando nos reconhecer em cada personagem. Os discípulos de sempre, os de agora, os que o ajudam, os que o traem, os que o defendem, os que gritam e pedem a sua condenação, os que se deixam transformar em massa de manobra, os que choram sua morte, mas permanecem ali, junto ao túmulo, os que testemunham sua ressurreição...
A Semana Santa – que não é mero feriadão prolongado! – também abre possibilidades de autoconhecimento e decidido discipulado. Estar com o Senhor na Glória é nosso destino, mas antes será preciso acompanhá-Lo no Calvário, na solidão da cruz e nos escombros da morte. Lembremo-nos de que não há glória sem cruz e não há ressurreição sem morte. Obedientes e disponíveis, iniciemos esta jornada. Ele está conosco... até o fim!
Por fim, alguns conselhos. Marque em casa as leituras bíblicas de cada celebração. Descanse, alimente-se, não vá celebrar de cara amarrada nem com olhos postos no relógio. Desligue-se um pouco do celular, da inútil correria que pensa em comida e casa limpa, mas se esquece do coração aberto e do espírito disponível. Chegue antes do horário, procure sair da igreja sem correria nem agitação. É possível fazer a mais bela de todas as experiências de Deus neste ano. Não deixe que nada nem ninguém lhe impeça de estar com o Senhor na ceia, na cruz, na ressurreição!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Feliz Páscoa! Pax!!!
 

Publicidade

Veja também