Aneel aprova aumento da conta de energia na região

Efeito médio do reajuste percebido pelo consumidor será de 4,87% e sua aplicação será a partir do dia 12 de julho

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/07/2020
Horário 20:37
Agência Brasil - Reajuste ocorrerá em 26 municípios da região onde a distribuidora atua Foto: Agência Brasil - Reajuste ocorrerá em 26 municípios da região onde a distribuidora atua

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou ontem o índice de reajuste tarifário da Energisa Sul-Sudeste, distribuidora que fornece energia para 26 municípios da 10ª RA (Região Administrativa). O efeito médio do reajuste percebido pelo consumidor será de 4,87% e sua aplicação será a partir do dia 12 de julho.

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

O grande peso desse reajuste foi a compra da energia proveniente de Itaipu, com 5,71%, em razão da homologação pela Aneel das novas tarifas de uso do sistema da transmissão para o próximo ciclo. O custo com a compra de energia também teve uma parcela representativa na composição, com um índice de 4,79%. Já a parcela que cabe a distribuidora foi negativa, ou seja, a empresa deixará de receber 0,35%, que se deve a inflação acumulada nos últimos 12 meses e ao compartilhamento dos ganhos de eficiência da empresa com os consumidores.

 

Cidades atendidas pela Energisa

Adamantina

Alfredo Marcondes

Álvares Machado

Caiabu

Caiuá

Emilianópolis

Iepê

Indiana

Inúbia Paulista

Lucélia

Martinópolis

Nantes

Osvaldo Cruz

Piquerobi

Pracinha

Presidente Bernardes

Presidente Epitácio

Presidente Prudente

Presidente Venceslau

Rancharia

Regente Feijó

Ribeirão dos Índios

Sagres

Salmourão

Santo Anastácio

Santo Expedito

Veja também