Animais

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da nata e contra a NATO

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 16/07/2023
Horário 05:30

Imaginem a cena: 12 vacas andam à noite por uma rua de Catanduva, a bela cidade do noroeste paulista. Foi o que mostrou o telejornal regional da Record TV, apresentado pelo Sandro Pires, que já trabalhou em Prudente. Se não me engano, eram 12 animais, 12 cabeças de gado e, pelo jeito, eram vacas, talvez leiteiras. De onde esse gado saiu? De alguma chácara que fica perto da cidade? Ou de um sítio ou até mesmo de uma fazenda?
O interessante é que as vacas caminhavam em fila indiana e aparentavam tranquilidade, sem oferecer risco aos moradores. Aliás, com 21 milhões de brasileiros passando fome quem correu o risco foi esse gado, o risco de virar churrasco ou bife. Sabem como é: apesar dos esforços do atual governo a coisa continua feia. Um país que é o celeiro do mundo, com grande produção de alimentos, não pode ter gente passando fome. Não pode mesmo.
Não sei se esse gado foi resgatado, após o desfile. Certamente providências foram tomadas e as vacas já estão em seus currais ou pastos. Convém repetir: tiveram sorte pelo motivo já mencionado por este aristocrata e charmoso cronista, que tem milhões de fãs galáxia afora (ou seria adentro?).
Falei de gado e, agora, cito um felino, que parece comum no oeste paulista. No caso, o felino em questão é a jaguatirica. Não faz muito tempo li, aqui no O Imparcial, que uma jaguatirica morreu atropelada numa estrada vicinal de Caiabu. O interessante é que não há mata fechada na região e vai daí a minha surpresa com a existência de um felino como a jaguatirica ali pelos lados de Caiabu.
Também não faz muito tempo li aqui, neste jornal, a notícia de outra jaguatirica morta por atropelamento em Martinópolis. Se não me engano, ela foi encontrada perto da represa. Não podemos perder tantas jaguatiricas assim ou de qualquer outro jeito. As estradas deveriam ter sinalização alertando os motoristas sobre a presença desse e de outros animais silvestres. A jaguatirica está na lista dos 15 maiores felinos do mundo. Pesa em torno de 15 quilos e pode abater animais com o dobro do seu tamanho.
Pois é, já falei de vaca e de jaguatirica e, agora, não posso deixar de falar do melhor amigo do homem, o cachorro. Ou cão, como queiram. Tem cachorro pra cachorro em Prudente. O problema é que seus donos não estão nem aí com a “sujeira” que os cães deixam por onde passam. Pode parecer exagero, mas o que não falta é excremento de cachorro em muitas ruas da cidade.
É enorme a quantidade de fezes, o que causa uma certa repugnância. Algumas são tão grandes e volumosas que dá a impressão de que um elefante defecou nas ruas por onde passeou com seu dono a tiracolo (vá lá a expressão). Por que os donos não recolhem as fezes de seus pets na via pública? Aqui não dá multa? Outro dia vi um “monte” tão volumoso que dava nojo. Tenha seu bicho de estimação, mas também estime a sua cidade. Pelas ruas da cidade se conhece o Serviço de Limpeza Pública.

DROPS

O cão é o melhor amigo do homem, desde que este lhe dê ração.
 
Cachorro não guarda mais a casa, dorme no quarto com os donos.
 
Cachorro mordido por cobra tem medo de fio de cabelo.
 
Cão que ladra não morde, enquanto ladra.
(Millôr Fernandes)
 

Publicidade

Veja também