Aniversário de Venceslau

Toninho Moré

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 04/09/2020
Horário 03:38

Presidente Venceslau comemorou seu aniversário de 94 anos no dia 2 de setembro bem a estilo da pandemia do coronavírus. Foram feitas algumas atividades, mas todas de modo virtual, para que não houvesse aglomerações. A população apenas curtiu o feriado ficando em casa num dia ensolarado e quente. 

Carlos Dalle

Carlos Dalle não é mais o médico do Centro de Saúde de Caiuá. Desligou-se como funcionário do município e agora está atendendo das 8h às 18h na Clínica Saúde e Vida de Presidente Venceslau. Ele é uma das personalidades mais importantes da área médica na cidade. Já foi diretor de saúde e tem a experiência de um trabalho de mais de 50 anos.

Clinica saúde e vida

E por falar em Clínica Saúde e Vida, a empresa está prestes a lançar um plano mensal de atendimento médico. “Será algo em conta e que toda a população regional poderá usufruir. Estamos trabalhando para oferecer o melhor em termos de saúde para todos”, disse José Miguel Aldá, um de seus diretores. 

Nova industria

Foi apresentada no domingo e aberta na segunda-feira passada, em Presidente Venceslau, a indústria Via Concreto, para a venda de concreto usinado. Está situada na Rodovia Raposo Tavares, via marginal entre os dois trevos da cidade. No comando, o jovem Thiago Barreto. Além do concreto usinado, a indústria também fará blocos de cimento e lajes.  

Reviravolta na política

E não é que a prefeita Cássia Furlan de Presidente Epitácio resolveu rever a situação pessoal política e anunciou a pré-candidatura na tentativa de reeleição? Fez isso na quarta-feira, depois de se reunir com correligionários, simpatizantes e amigos. Ela é do PSDB e havia anunciado que não concorreria nas próximas eleições municipais por problemas de saúde. 

Com Cassia a história é outra

Considerada prefeita de bom desempenho, Cássia é um peso forte nas eleições municipais de Presidente Epitácio. O cenário político estava se desenhando com vários pré-candidatos, mas com sua presença, a opção de alianças aumenta e isso pode acontecer a partir de sua entrada na disputa.

Quem é pré-candidato

Segundo pessoas ligadas aos meios políticos de Presidente Epitácio, a cidade tem quatro pré-candidatos ao cargo majoritário confirmados. São eles: Renato de Paula (PSL), Cláudio do Itaverá (PSDB), Guilherme Duque (PT) e Claudinei Crivelli (MDB). Mais dois têm pretensões: Tom Camargo (PTB) e Alemão Tedesco (PTB).

Política e tradição

As eleições municipais deste ano estão mostrando um novo perfil. Cidades com políticos tradicionais, como Presidente Venceslau e Presidente Epitácio, demonstram que novos nomes querem emergir. Em Presidente Venceslau, sobrou apenas um tradicional, o ex-prefeito e atual vice, Osvaldo Melo. Em Presidente Epitácio, a situação é a mesma, com Cássia Furlan. 

Muitos duvidam, mas pode acontecer

Quem acompanha política há muito tempo, acha improváveis eleições com muitos candidatos nas cidades da região. Isso pode acontecer, pois não há mais coligação proporcional partidária para vereador ou cargo majoritário. O candidato não se sente amarrado à questão proporcional e pode testar sim o seu potencial político para qualquer cargo. 

Propaganda no radio

Para a propaganda no rádio, os partidos podem se unir para um tempo maior. Este seria apenas um adereço de fortalecimento de campanha. Outro detalhe. As negociações estão mais difíceis, pois a extinção, no caso de Presidente Venceslau, de cargos comissionados, elimina as promessas de campanha. Quer dizer, cada um por si. Podemos ter sim muitos candidatos.

Melhoria na Santa Casa

Na semana passada, nossa coluna conversou com diretores da Santa Casa de Presidente Venceslau. Apesar da pandemia e dos cuidados que a população precisa ter a partir de agora com outro mal, a dengue, eles disseram que se encontram satisfeitos com a atual situação do hospital. “Melhoramos em tudo e temos feito um bom trabalho no combate à Covid-19”, disse Susi Bonifácio, diretora administrativa da Santa Casa.

Publicidade

Veja também