Anprosem apresenta centro de pesquisa de cultivares

Programa de melhoramento de plantas tem o apoio da Unoeste, do Instituto de Zootecnia e da Etec

PRUDENTE - SINOMAR CALMONA

Data 25/02/2024
Horário 05:12
Foto: Sinomar Calmona
Produtores e convidados conhecem as novas variedades, no Centro de Pesquisa de Cultivares
Produtores e convidados conhecem as novas variedades, no Centro de Pesquisa de Cultivares

Encontro Nacional da Anprosem (Associação Nacional dos Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras) começou quinta-feira no auditório da Etec (Escola Técnica Estadual Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo), e terminou sexta-feira (23) com visita técnica ao Centro de Pesquisa de Cultivares, em Álvares Machado, evento que contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai

Sandra Ferreira, diretora executiva da Anprosem, fez a abertura do evento na manhã de quinta-feira: “O objetivo é mostrar aos nossos associados e convidados, o fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela associação, que são novas variedades de cultivares. Temos um programa de melhoramento de plantas aqui, com o apoio de nossos parceiros, a Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], o Instituto de Zootecnia e a Etec”.

Foto: Sinomar Calmona

Sandra Ferreira, diretora executiva da Anprosem e o produtor Carlos Teixeira, associado de Luís Eduardo Magalhães (BA)

O diretor geral da associação, Norberto Adrian Belleggia, ressaltou que neste encontro a Anprosem recebe participantes de vários Estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, e até do Nordeste, como Bahia, “trazendo demandas de todo Brasil, para o desenvolvimento do setor”. Segundo ele, a grande contribuição “é melhorar a rentabilidade e eficiência do setor forrageiro”. Bellaggio agradeceu aos parceiros e rendeu homenagens da Anprosem a um de seus fundadores, “o grande Jorge Matsuda, personalidade inesquecível, que faz parte da história da Anprosem e do desenvolvimento do agro brasileiro”.

Foto: Sinomar Calmona

O diretor geral da associação, Norberto Adrian Belleggia

O secretário Estadual da Agricultura, Guilherme Piai, compareceu ao evento na manhã de quinta-feira no Centro de Pesquisa de Cultivares, e saudou os participantes, elogiando a Anprosem pelo seu papel fundamental no preenchimento de lacunas legislativas e regulatórias, garantindo que as demandas do setor forrageiro sejam levadas às autoridades competentes. Piai disse que trazia uma mensagem em nome do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), “saudando todos produtores paulistas, e, neste evento em especial, o setor de sementes forrageiras, por sua contribuição ao desenvolvimento do agro em nosso Estado e no país”.

Fotos: Sinomar Calmona


Secretário da Agricultura, Guilherme Piai, saudou produtores de sementes forrageiras


Felício Cirillo e Luís Carlos Greghi, da Anprosem, e José Eduardo Creste, pró-reitor da Unoeste

Leia mais:

Encontro da Anprosem destaca desenvolvimento e estratégias ao setor de sementes forrageiras

Publicidade

Veja também