Encontro da Anprosem destaca desenvolvimento e estratégias ao setor de sementes forrageiras

Programação tem continuidade nesta sexta-feira e contará com a presença do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 22/02/2024
Horário 19:27
Foto: Caio Gervazoni
Nesta quinta, Encontro Nacional da Anprosem teve abertura no Colégio Agrícola de Prudente com uma assembleia geral entre associados 
Nesta quinta, Encontro Nacional da Anprosem teve abertura no Colégio Agrícola de Prudente com uma assembleia geral entre associados 

A Etec (Escola Técnica Estadual Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo), conhecida como Colégio Agrícola de Presidente Prudente, abriu suas portas nesta quinta-feira para receber o Encontro Nacional da Anprosem (Associação Nacional dos Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras) . A programação tem continuidade nesta sexta-feira e contará com a presença do secretário Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai

Sob a liderança do diretor geral da Anprosem, Norberto Adrian Belleggia, a assembleia geral nesta quinta-feira foi marcada por discussões acerca das contas, votações importantes e o planejamento estratégico para o próximo ano. De forma geral, de acordo com Belleggia, o encontro realizado pela Anprosem tem um papel fundamental no preenchimento de lacunas legislativas e regulatórias, garantindo que as demandas do setor forrageiro sejam levadas às autoridades competentes.

“As abordagens do evento giram em torno do conhecimento do mercado e da legislação. Somos uma associação que quando tinha um vácuo na parte de legislação e de regulamentação a gente trabalhou muito nesta parte. Então, um dos objetivos é ver o que está precisando no mercado para poder levar para nossas autoridades e aí a gente conseguir, por meio da associação, que é nacional, poder entregar aos associados as demandas do setor”, relata Adrian Belleggia. 

Conforme destacado por Belleggia, o segundo dia do evento será dedicado à apresentação de novos materiais no Centro de Pesquisa da associação.  O diretor geral da Anprosem pontua que será um momento importante em que os produtores, vindos de diversas regiões do país, terão a oportunidade de avaliar o potencial dos novos tipos de cultivos, além de conhecerem de perto o trabalho contínuo da associação. 

Abres aspas para Belleggia sobre a importância do encontro. “A importância é tudo. Até porque cada ano que passa vamos melhorando através do diálogo e destes encontros para entender a conjuntura de ano a ano. A Anprosem já tem 15 anos e até ela aparecer não tinha uma associação que abarcasse este setor no Brasil todo. Hoje somos uma associação que tem voto em várias associações do Brasil e que pode trabalhar nesta parte. A importância desse encontro é definir o rumo do nosso setor de uma forma que possa favorecer tudo o que está envolvido”.

Desenvolvimento contínuo

A secretária-executiva da Anprosem, Sandra Ferreira, enfatizou a importância de divulgar o uso dos recursos da associação e o desenvolvimento de novos tipos de cultivos para atender às demandas do setor forrageiro. “Vamos mostrar onde a gente usa os recursos da associação, onde ele é aplicado. Estamos também desenvolvendo novos tipos de cultivos para atender ao setor forrageiro. Esta é nossa meta”, pontua Sandra.  

A participação expressiva de associados de diferentes partes do Brasil é motivo de orgulho para a Anprosem, conforme relata o diretor administrativo da associação, Felício Cirino dos Santos. Temos associados de Cuiabá [MT], Rio Verde [GO], Luís Eduardo Magalhães [BA], Campo Grande [MS], que estão aqui nos prestigiando hoje [quinta-feira] nesta assembleia”.

Publicidade

Veja também