Na madrugada desta sexta-feira, a Polícia Militar prendeu em flagrante dois homens, 19 e 33 anos, suspeitos de furtar cabos de telecomunicações na Rodovia Júlio Budiski (SP-501), em Presidente Prudente. A ação resultou na apreensão de mais de 21 quilos de fiação e de um veículo utilizado na tentativa de fuga.
De acordo com o Boletim de Ocorrência sobre o caso, uma guarnição da PM realizava patrulhamento de rotina quando avistou um Santana estacionado no acostamento da rodovia com as luzes apagadas. Ao notar a aproximação da viatura, dois indivíduos correram para o carro e iniciaram uma fuga em alta velocidade.
Após uma breve perseguição pela rodovia, os policiais conseguiram interceptar e abordar o automóvel no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes.
Durante a vistoria no interior do Santana, os policiais localizaram cerca de 21,840 quilos de cabos de internet (aproximadamente 30 metros) escondidos no porta-malas, e uma faca de pão com lâmina de 21 centímetros, , utilizada para cortar os fios, no assoalho do veículo.
Um dos envolvidos, um pintor, de 33 anos, admitiu ter subido em uma árvore para cortar os cabos instalados nos postes e revelou que pretendia revender o cobre por R$ 35,00 o quilo para cobrir necessidades financeiras. Ele afirmou ainda ter oferecido R$ 150,00 ao comparsa para fazer o transporte.
O suposto comparsa, um motoboy, de 19 anos, que dirigia o veículo, alegou que apenas aceitou uma corrida para levar o pintor até a região dos fatos e que não sabia da intenção do colega de praticar o furto. A versão, contudo, foi considerada incompatível pela polícia devido à tentativa de fuga da viatura.
O delegado de plantão da Delegacia Seccional determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de furto qualificado (mediante escalada e concurso de pessoas). Devido à gravidade do delito, que interrompe serviços essenciais de comunicação e gera prejuízo coletivo, e ao risco de reiteração criminosa, a autoridade policial não estipulou fiança e representou pela conversão do flagrante em prisão preventiva.
Falha no serviço
Em Presidente Venceslau e Santo Anastácio, moradores têm apontado dificuldades em utilizar a telefonia fixa, tendo sido informados que o problema com o serviço teria sido provocado por casos de furtos de cabeamentos, a exemplo do ocorrido em Prudente.
Sobre tais municípios, a Polícia Civil informou à reportagem que não foram realizados registros recentes de fatos envolvendo furto de fios e falhas na prestação de serviços de telecomunicações em tais cidades. No entanto, tendo em vista os delitos desta espécie ocorridos em Rosana, em 13 de maio e 18 de junho, o órgão está realizando a análise dos padrões delitivos e ocorrências semelhantes a fim de estabelecer conexões entre as condutas e responsabilizar os envolvidos.
“Como forma de orientar os cidadãos, é importante, incialmente, que verifiquem se a falha no serviço decorre de problemas na prestação do serviço ou de outras fontes, como do furto dos cabos. Por isso, orienta-se a entrar em contato com as operadoras de telefonia para comunicar a falha e buscar a correção do problema”, recomenda a Polícia Civil.
“Ainda, nos casos em que se constate atitudes estranhas de pessoas retirando e/ou mexendo em fios de postes, antenas e instalações, comuniquem o fato à Polícia Civil, ligando diretamente para as delegacias ou utilizando os canais de denúncia pelos números 197 e 181, garantindo-se o sigilo”, reforça o órgão.