Ao mestre, com carinho...

EDITORIAL -

Data 15/10/2021
Horário 04:15

“A base de toda conquista é o professor. A fonte de sabedoria, um bom professor. Em cada descoberta, cada invenção. Todo bom começo, tem um bom professor”. Essa música, veiculada em uma ação há alguns anos, demonstra um pouco da importância do papel do professor em nossas vidas. Dedicação e empatia são marcas da maioria dos educadores que se desdobram para passar conhecimento aos seus alunos.
Por muitas vezes, as crianças e adolescentes partilham com seus mestres de sala de aula, seu dia a dia, suas angústias e medos. Além, então, dos professores entregarem conteúdo, compartilham de momentos importantes e inesquecíveis ali, dentro da sala de aula ou em qualquer espaço do ambiente escolar. O professor vai além do seu papel e com isso, marca a vida de seus alunos. Quem é que não lembra de forma especial de algum professor? É algo que marca como tatuagem, inesquecível.
“No trilho de uma ferrovia. No bisturi da cirurgia. No tijolo, da olaria, no arranque do motor. (Tudo que se cria tem um bom professor). Um sonho que se realiza. Cada nova ideia. No que se aprende, o que se ensina. Um professor”. Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. É uma profissão que exige esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento. É, além de ensinar, saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. Essa profissão dispõe de amor e lágrimas. Uma profissão pouco valorizada e essencial na vida do ser humano. Muitos levam de casa seu material do dia a dia. Em tempos de pandemia e aulas online, como vivemos nos últimos meses, muitos bons alunos conseguiram acompanhar as aulas devido ao esforço do mestre que, mesmo que o aluno tivesse alguma dificuldade com material físico, fazia o impossível para que este tivesse o mesmo tratamento e acesso aos conteúdos dados.
A todos os professores, nosso respeito, carinho e admiração. Ser professor é legado e uma missão cotidiana.
“Uma lição de vida, uma lição de amor. Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura. Em toda teoria, tudo que se inicia. Todo bom começo tem um bom professor. Tem um bom professor”.
 

Publicidade

Veja também