Aos mestres, com carinho

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 15/10/2020
Horário 04:05

De tempos em tempos, circula pelas redes sociais a informação de que, no Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor. Afinal, em uma terra em que não há professor, não pode haver imperador. A lógica por trás dessa mensagem é verdadeira, visto que, sem nossos queridos mestres, não existiriam médicos, advogados, engenheiros, jornalistas....enfim, não haveria nenhum profissional. Mas, fato é que, na terra do sol nascente, apesar do enorme respeito que todos têm pelos professores, estes se curvam sim diante do imperador. No entanto, o que muitos não sabem é que o único diante do qual Sua Majestade faz leve reverência é o mestre.
Hoje é o Dia dos Professores, e, diferente da realidade de outros países, cuja educação é primordial, no Brasil, ainda há muito o que melhorar para estes profissionais, tão cruciais para o crescimento e desenvolvimento de cada um de nós, e da nação como um todo. No nosso coração, sempre haverá aquela lembrança especial de um professor ou professora que nos incentivou a seguir pelo caminho do bem. Que estendeu a mão e nos deu um abraço diante de algum momento difícil. Que deu aquele puxão de orelha quando necessário. Que, muitas vezes, por puro dom e vocação, foi uma extensão da nossa própria família.
Nestes tempos de pandemia, então, eles tiveram e têm que se desdobrar para lidar com uma nova realidade: o ensino remoto. Não medem esforços para que seus alunos tenham um ensino de qualidade, mesmo diante de tantas adversidades. 
E, apesar desse “novo normal”, que tanto tem nos ensinado, principalmente sobre a vida, com certeza algo muito importante está vindo à tona: a valorização dos professores e seu papel preponderante na vida não somente dos alunos, mas de toda a família. Esperamos que nossos mestres sejam cada vez mais respeitados e valorizados. Feliz Dia dos Professores!

Publicidade

Veja também