Apae de Prudente completa 46 anos de prestação de serviços

Victor Rodrigues-DA REDAÇÃO

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 18/10/2014
Horário 09:59
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Presidente Prudente completou 46 anos ontem, dia 17. A entidade foi fundada em 1968 e, desde então, vem desenvolvendo trabalho com foco no tratamento de deficiência intelectual e múltipla na cidade. Para comemorar a data, houve duas apresentações culturais envolvendo dança e música com os alunos, nos períodos da manhã e tarde, e ainda um almoço especial. "Tivemos um dia de atividades comemorativas", comenta a diretora da associação, Kátia Maria Nunes.

Jornal O Imparcial Alunos recebem atendimento especial na Apae de Prudente, por meio de diversos projetos

Segundo a diretora, a Apae exerce serviço filantrópico, de caráter assistencial, cultural, educacional, de saúde, estudo e pesquisa, sem fins lucrativos. "A ideia surgiu com o objetivo de criar uma escola de educação especial para atendimento às crianças, adolescentes e adultos, e proporcionar condições para o desenvolvimento e maior grau de autonomia", explica.

A entidade atende cerca de 300 pessoas, e oferece atendimentos especializados nas áreas de fisioterapia, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, além do projeto de

equoterapia, em parceria com o Rancho Quarto de Milha, e hidroterapia na entidade. De acordo com a diretora, os alunos contam ainda com médico psiquiatra, neurologista e pediatra.

Entre os programas existentes estão o de saúde, em que participam 30 alunos em período integral; o de educação, cujos alunos da rede regular recebem atendimentos especializados no contraturno escolar; e os projetos Esperança e À Caminho da Melhor Idade, com pessoas acima de 30 anos. O intuito é colaborar com a inclusão à vida comunitária das pessoas com deficiência, e promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, como a autonomia, a independência, segurança e o acesso a direitos.
Publicidade

Veja também