Aparecimento de escorpiões pode ser evitado com simples ações

EDITORIAL -

Data 08/01/2022
Horário 04:15

Sai ano, entra ano, e o cenário é o mesmo. O forte calor que tem atingido a região nestes primeiros meses de 2022 favorece o aparecimento de diferentes doenças. Além da Covid-19 e agora da Influenza, que chegou com tudo em pleno verão, as viroses têm lotado hospitais e unidades de saúde da cidade. A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também torna-se bastante comum nesta época. Para completar a lista, o oeste paulista sofre ainda com a reprodução de escorpiões, que tem assustado moradores de diversos municípios.
Para tentar amenizar o problema, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), deu início na quinta-feira a um trabalho para prevenção e controle da população de escorpiões. O primeiro bairro contemplado foi o Residencial Terceiro Milênio, após denúncia anônima do aparecimento de uma grande quantidade dos aracnídeos em uma única casa. No decorrer da semana, outras regiões da cidade com alta incidência também seriam vistoriadas, incluindo os distritos.
Somente no ano passado, de janeiro a novembro, conforme dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), foram registrados em Prudente 374 acidentes por picadas de escorpiões, sendo os bairros com maior incidência o Humberto Salvador, São Lucas, São Judas, Cedral, Sumaré, Cohab, Mediterrâneo e Jequitibás.
Como possuem uma estrutura forte e sistema resistente à química, as espécies encontradas por aqui – o popular escorpião amarelo – são difíceis de serem combatidas. Eles se multiplicam sozinhos e conseguem sobreviver um bom tempo sem alimento. Sendo assim, o modo mais fácil de ficar livre do problema é prevenir o aparecimento destes bichos. E não adianta eu limpar o meu quintal e o vizinho deixar o dele sujo. A comunidade precisa ser consciente, principalmente onde há crianças e idosos. Orientações vêm sendo dadas constantemente.
O ideal é ficar atento às medidas preventivas e evitar acúmulo de entulhos, folhas e galhos de árvores, lixo doméstico e restos de material de construção nas proximidades da casa. Manter sempre a grama aparada e limpar os terrenos baldios. Jamais colocar a mão em buracos. Usar telas em ralos do chão, pias e tanques. Afastar os móveis das paredes e vedar qualquer fresta que aparecer. Medidas simples, mas essenciais para que esse animalzinho, tão pequeno, não ocasione grandes estragos!
 

Publicidade

Veja também