Apenas meia duzia

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 13/11/2020
Horário 04:37

Em eventos abertos ao público, candidatos foram conclamados para assinar cartas de compromissos a serem respondidos pelo que for eleito prefeito. Cópias do documento foram enviadas para os 12 candidatos e seis assinaram. 

Os destinatários

As cartas foram destinadas aos candidatos pelas diretorias do Sintrapp (Sindicado do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região) e da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente). 

Carta dos servidores

O Plantão falou com a presidente do Sintrapp, a professora Luciana Telles, e apurou que assinaram a carta de compromissos com os servidores municipais os candidatos: Ed Thomas (PSB), Fábio Sato (MDB), Juliano Borges (Pode), Nelson Bugalho (PSDB), Luís Valente (PT) e Paulo Lima (PSD). 

Preservação de direitos

A carta fala em manutenção dos direitos dos servidores, mesa permanente de negociação, combate ao assédio moral e sexual nos locais de trabalho, fornecimento de equipamentos de proteção individual, entre outros. 

Não à terceirização

Outro tópico importante na carta do Sintrapp é a manifestação clara e cristalina contra a terceirização do serviço público e a permanência de concursos como a única forma de ingresso do trabalhador no serviço público.

Outro caminho

O candidato Marcos Lucas optou por outro caminho, o de responder a carta dizendo das propostas eleitorais no tocante aos servidores municipais e referendando alguns pontos, prometendo diálogo na construção conjunta de soluções aos problemas. 

As assinaturas

O Plantão falou com o presidente da UEPP, o executivo Marcelo Fritschy, e apurou que assinaram o documento com as proposituras os seguintes candidatos: Fábio Sato (MDB), Guilherme Piai (PSL), Juliano Borges (Pode), Luís Valente (PT), Marcos Lucas (Avante) e Major Glauco (PTC). 

Integral e parcial

A carta da UEPP recebeu aceitação em sua integralidade por cinco dos seis signatários, sendo que o Major Glauco assumiu em parte. Regra geral, as proposituras foram sobre austeridade administrativa e rigidez nos gastos públicos.

Reduzir e reformular

Por exemplo, a UEPP propõe redução do número de secretarias municipais e a criação de comissão para reformular o Portal da Transparência, a ser formada por dois representantes indicados pela entidade e dois definidos pela administração municipal. 

Faz alguns dias

O evento remoto do Sintrapp ocorreu em 28 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público. O evento que envolveu a UEPP e com as presenças dos candidatos foi dia 6 deste mês, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Os envolvidos

Além da UEPP e OAB, a sabatina com os candidatos envolveu a Acipp (Associação Comercial de Empresarial de Presidente Prudente) e teve o apoio do jornal O Imparcial e da TV Cidade (Canal 525 da Claro TV).

Microempresa

Na sabatina dos candidatos a prefeito na sexta-feira (6), a Acipp divulgou alguns dados interessantes e dentre eles o de que das 30.361 empresas da cidade, 43% são MEI (Microempreendedor Individual).

Publicidade

Veja também