Apeoesp rejeita proposta e segue com greve

De acordo com a coordenadora regional da Apeoesp, Ana Kuhn, as manifestações no município ocorrem no sentido de conscientizar a comunidade sobre os diversos aspectos que integram as reivindicações do movimento grevista que, segundo ela, refletirá em melhorias no ensino estadual.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 24/04/2015
Horário 08:23
 

Professores e alunos das escolas estaduais de Presidente Prudente realizaram novos protestos no início da tarde de ontem. Desta vez, os manifestantes estiveram defronte à Escola Estadual Fernando Costa, localizada na área central do município. Pela manhã, participaram de manifestação ocorrida na sede da Diretoria Regional de Ensino. Segundo a regional da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), cerca de 30% dos docentes aderiram ao movimento. As ações ocorrem no sentido de conscientizar mais profissionais para integrar a categoria grevista – cuja paralisação ocorre há 41 dias. O governo do Estado apresentou três propostas às lideranças sindicais, mas foram rejeitadas com tentativas de invasão na sede da Secretaria da Educação na capital paulista, sendo necessário uso de força policial para conter os protestantes.

Jornal O Imparcial Docentes e alunos, em Presidente Prudente, protestaram defronte ao Fernando Costa

De acordo com a coordenadora regional da Apeoesp, Ana Kuhn, as manifestações no município ocorrem no sentido de conscientizar a comunidade sobre os diversos aspectos que integram as reivindicações do movimento grevista que, segundo ela, refletirá em melhorias no ensino estadual. Além disso, ressalta que novas movimentações devem ocorrer na próxima quarta-feira, quando está agendada uma passeata que passará pelas escolas da cidade, sendo finalizada em ato pacífico defronte à escola Fernando Costa. "Nossa sociedade é conservadora, muitos têm receio de aderir à greve por medo de perseguição, mas é preciso enfatizar que buscamos somente melhorias. Por isso, a comunidade em geral está convidada a participar dos encontros que buscam por melhorias na educação".

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Assessoria de Imprensa, explica que foram apresentadas três propostas às lideranças da Apeoesp, que consistem na política salarial pelos próximos quatro anos com data base em 1º de julho; envio de lei à Assembleia Legislativa, que inclui os professores temporários na rede de atendimento do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e estabelece a redução da exigência de 200 dias de intervalo a partir do terceiro contrato destes docentes – a duzentena.

 

Exaltados

Depois de negar as propostas realizadas pela pasta estadual da Educação houve tentativa de invasão à sede da secretaria, ocorrida na tarde de ontem, em São Paulo. Segundo a "Agência Folhapress", a Polícia Militar estimou a presença de 3 mil docentes durante o ato, mas, em contrapartida, o sindicato apontou a participação de 60 mil profissionais. Na ocasião, os grevistas quebraram vidros, arremessaram pedras, pedaços de ferro e colocaram em risco funcionários que estavam no interior do prédio Caetano de Campos, patrimônio tombado do Estado de São Paulo, como revela a secretaria estadual. Além disso, ressalta que a pasta permanece aberta ao diálogo e reforça que o índice de comparecimento nas escolas estaduais chegou a 96% na manhã de ontem.
Publicidade

Veja também