Apesar da beleza e da tradição, fogos de artifício podem representar grande perigo!

EDITORIAL -

Data 27/12/2023
Horário 04:15

Se existe um motivo para celebrar, eles estão sempre presentes. Seja na virada do ano, nas comemorações esportivas, na saída dos noivos da igreja e com maior frequência nos eventos juninos, os fogos de artifício dão brilho, cor e beleza às festas e ao céu. Atraem a atenção no mundo todo, de pessoas de qualquer idade. Mas também são perigosos, quando mal manuseados. 
Muitos acidentes acontecem, principalmente nesta época - comerciantes do setor estimam crescimento de 10% a 30% nas vendas em relação ao réveillon passado. Entre as principais ocorrências, estão casos de queimaduras, perda de audição, cegueira, cortes e até amputação de membros, envolvendo adultos e também crianças.
Uma das principais causas para o uso irresponsável de artefatos por menores é o fácil acesso, somado às lojas não autorizadas ou vendedores clandestinos, que comercializam o artigo. Neste caso, não oferecem estrutura adequada para o armazenamento dos fogos, material de garantia e nem profissionais treinados para repassar dicas e orientações quanto ao uso e manuseio aos consumidores.
Entre as medidas para evitar acidentes com fogos de artifícios, confira, em primeiro lugar, que o material seja certificado tanto pelo Corpo de Bombeiros quanto pelo Exército Brasileiro antes da compra. Leia cuidadosamente as orientações do rótulo e tenha cuidado ao segurar o artefato; não solte fogos em locais fechados; posicione o topo do foguete para cima e nunca atire na direção de outras pessoas; não desmonte os fogos de artifício e nunca tente reutilizar aqueles que tenham falhado; armazene-os em local frio e seco, longe de fogões, isqueiros e fumantes; não transporte fogos junto ao corpo ou em bolsos. Mantenha-os longe de crianças.
Com atitudes simples, muitos acidentes podem ser evitados. Além de uma fiscalização mais intensa, em estabelecimentos que armazenam e oferecem artigos pirotécnicos, pelos órgãos responsáveis, espera-se ainda a colaboração da população, não só fazendo o uso correto do produto, mas também ajudando a denunciar qualquer loja que trabalhe e venda o artefato, de forma irregular. Para isso, basta ligar no número 190, da Polícia Militar; ou no 197, da Polícia Civil. 
Todo cuidado é pouco para que a festa - tão celebrada e aguardada nos quatro cantos do país - seja realmente algo divertido e prazeroso.
 

Publicidade

Veja também