Apesar de permanecer na fase laranja, Prudente é colocada em estado de alerta

Devido à ocupação hospitalar acima de 80%, Estado recomenda que Prefeitura restrinja atividades econômicas não essenciais

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 15/01/2021
Horário 15:42
Foto: Arquivo
Governo estadual coloca Presidente Prudente em estado de alerta para Covid-19
Governo estadual coloca Presidente Prudente em estado de alerta para Covid-19

Durante a atualização do Plano São Paulo realizada na tarde de hoje, na capital paulista, o governo do Estado colocou o município de Presidente Prudente em estado de alerta para a Covid-19, além de outras 42 cidades paulistas. Na ocasião, foi mencionado que, independentemente da classificação das regiões de tais locais, todas estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%.

Diante disso, a recomendação do governo estadual é de que as prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais, que funcionam a partir da fase laranja, para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.

A reportagem procurou a administração municipal para questionar como recebeu a orientação e se algo deve ser feito, contudo, ainda não recebeu resposta.

Até o boletim epidemiológico de ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) relatou que havia 81 moradores de Prudente hospitalizados, sendo 30 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 81,40%, enquanto a taxa de leitos de enfermaria estava em 71,9%, considerando toda a região do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).

O que está em funcionamento

Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

43 cidades

Além de Prudente, os municípios em situação de alerta são Américo Brasiliense, Amparo, Apiaí, Areias, Artur Nogueira, Avaré, Bauru, Birigui, Caçapava, Carapicuíba, Cruzeiro, Embu das Artes, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Mairiporã, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Novo Horizonte, Ourinhos, Paulínia, Pederneiras, Porto Feliz, Promissão, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Serrana, Socorro, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tupã, Valinhos e Votuporanga. 

Publicidade

Veja também