Publicidade

Após 3 anos em queda, Prudente deixa ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do país

No ano passado, capital do oeste paulista ainda figurava na 93ª posição da lista geral, mas acabou ficando de fora em 2023, mostra o Connected Smart Cities, divulgado nesta semana

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/09/2023
Horário 14:56
Foto: Weverson Nascimento
Prudente não está mais entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país
Prudente não está mais entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país

O município de Presidente Prudente deixou o ranking geral das cidades mais inteligentes e conectadas do país, mostra a edição de 2023 do Ranking Connected Smart Cities, divulgado pela Necta e Urban Systems nesta semana.

O estudo anual é feito com o objetivo de mapear os municípios brasileiros com maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Os eixos avaliados são mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia.

No ano passado, Prudente ainda fazia parte do ranking geral, ocupando a 93ª posição em âmbito nacional. Em 2021, a cidade tinha figurado em 83º lugar. Em 2020, o desempenho era ainda melhor, se destacando na 48ª posição. Já em 2019, a capital do oeste paulista aparecia no 31º lugar.

Na edição de 2023, os eixos em que Prudente ainda aparece no ranking são saúde, no qual a cidade ocupa o 45º lugar, e meio ambiente, em que aparece na 63ª posição. No ano passado, o município figurava nas 65ª e 51ª posições, respectivamente. Em todos os demais recortes, que são mobilidade, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, urbanismo, segurança, educação e economia, a cidade foi excluída do ranqueamento.

Se considerado o ranking regional, ou seja, que mapeia somente as cidades do Sudeste do país, Prudente ficou em 64º lugar neste ano (ante a 54ª posição em 2022). Já no universo dos municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes, atinge a 61ª colocação (contra o 50º lugar em 2022).

As mais conectadas

A edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities traz a cidade de Florianópolis (SC) na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A capital catarinense é seguida por Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Niterói (RJ), fechando o top 5. Mais uma vez, três das cinco cidades mais inteligentes do país estão na região Sudeste, contemplando ainda duas cidades da região Sul.

Entre as 10 mais bem posicionadas, três cidades não são capitais: Barueri e Santos, ambas no Estado de São Paulo, e Niterói, superando a capital carioca, que se mantém na 10ª colocação nesta edição da pesquisa.

Os estudos completos da edição deste ano e de anos anteriores podem ser consultados no link urbansystems.com.br/rankingconnectedsmartcities.

Publicidade

Veja também