Após 3 jogos, armadora é destaque no Mundial

Larissa Jerônimo Carneiro, 17, de Presidente Venceslau, marcou 26 pontos na competição, que é realizada na República Tcheca

Esportes - Jean Ramalho

Data 02/07/2014
Horário 07:22
 

Com 26 pontos, nove assistências e seis rebotes e cinco assistências da armadora Larissa Jerônimo Carneiro, 17, a seleção brasileira encerrou a primeira fase do 3º Campeonato Mundial Feminino de Basquete Sub-17 na segunda posição do grupo B. O torneio teve início em 28 de junho e segue até este domingo, nas cidades de Klatovy e Pilsen, na República Tcheca. Até então, as brasileiras contabilizam duas vitórias e uma derrota. Agora, a equipe comandada pelo técnico Júlio César Patrício encara a seleção do Canadá na próxima fase, que terminou na terceira colocação da chave A.

Jornal O Imparcial Larissa Carneiro (à dir.) marcou a jogadora espanhola no Mundial

Apontada como destaque pelo próprio site oficial da Fiba (Federação Internacional de Basquete), a atleta da equipe Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Uniesp/Sert, de Presidente Venceslau, não poderia ter estreado melhor na competição. Em partida disputada no sábado, Larissa Carneiro anotou 16 dos 87 pontos do Brasil sobre o Egito, que marcou apenas 47. Além de ser a cestinha da seleção no duelo, a venceslauense conseguiu ainda três rebotes e deu outras três assistências.

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da Fiba, a armadora destacou primeiramente o conjunto da delegação brasileira, mas fez questão de se colocar à disposição da comissão técnica para os próximos desafios que estavam por vir. "Nós entramos muito focadas no jogo. Ficamos surpresas com o bom desempenho do Egito no início, mas conseguimos manter o nível e a intensidade que precisávamos. Quanto a mim, individualmente, simplesmente vou tentar fazer o meu melhor todos os dias e manter um alto nível em cada jogo", prometeu a camisa quatro brasileira, que herdou o mesmo número da mãe, a ex-armadora Denise Jerônimo.

No segundo confronto, disputado no domingo, o Brasil assegurou a classificação para a segunda fase após uma nova vitória, desta vez, sobre a Itália pelo placar de 54 a 33. Nesta partida, Larissa Carneiro fez sete pontos e deu ainda quatro assistências.

A liderança da chave foi decidida na manhã de ontem, contra a Espanha. No confronto, a venceslauense marcou três pontos, além de conseguir três rebotes e dar duas assistências. Porém, a atuação da armadora não foi suficiente para assegurar a vitória para o Brasil, que foi superado pelas espanholas por 73 a 52.

 

Etapas seguintes

Para a segunda fase, a seleção de Júlio César Patrício terá as canadenses pela frente, terceiras colocadas do grupo A. Ao longo da primeira fase, o Canadá somou quatro pontos e acumulou duas derrotas e apenas uma derrota. As canadenses perderam para Hungria na estreia por 76 a 73, e venceram a Coreia do Sul no segundo jogo por 68 a 47. No terceiro compromisso, disputado ontem, as próximas adversárias do Brasil, sucumbiram ante as anfitriãs pelo placar de 71 a 62.

Na chave B, a seleção verde e amarela fechou a primeira fase com cinco pontos e em segundo lugar. Apenas um a menos que a líder Espanha, que terminou invicta, com seis pontos. Conforme informações da CBB (Confederação Brasileira da modalidade), a partir desta segunda fase, somente os vencedores dos duelos continuam vivos na disputa por medalhas e pelo título da competição. A data do confronto não havia sido confirmada pela Fiba até o fechamento desta edição.
Publicidade

Veja também