Sabesp registra 1.684 ocorrências de entupimentos nas tubulações de esgoto em Prudente

Descarte irregular de fraldas, preservativos, papeis higiênicos e outros materiais danifica tubulações e sistemas, causando transtornos à própria população

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 10/12/2025
Horário 04:03
Foto: Divulgação/Sabesp
Preservativos, fraldas descartáveis, óleo e absorventes são os vilões que entopem as redes
Preservativos, fraldas descartáveis, óleo e absorventes são os vilões que entopem as redes

Entre outubro de 2024 e o mesmo mês deste ano, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) registrou 1.684 ocorrências relacionadas a entupimentos nas tubulações de esgoto de Presidente Prudente. Ao todo, foram retirados do sistema 640 toneladas, entre lixo e areia, neste mesmo período, devido ao descarte irregular de materiais e ligações indevidas de água da chuva na rede de esgoto do município.

Os números reforçam o tamanho do problema para a empresa e comunidade que faz uso diariamente do sistema. Entre os principais fatores que contribuem para os entupimentos estão: ligação irregular de água da chuva diretamente na rede de esgoto, o que sobrecarrega o sistema, e o descarte inadequado de resíduos sólidos, como óleo de cozinha, papel higiênico, preservativos, fraldas, cotonetes, tecidos e outros materiais que não deveriam ser lançados na rede.

“Essas práticas comprometem o funcionamento das tubulações, provocam vazamentos e podem tomar as vias públicas. Algo que pode ser completamente evitado, desde que os usuários do sistema contribuam com a Sabesp”, destaca a companhia.

“Importante destacar que o sistema de esgoto é projetado exclusivamente para receber água servida de banheiros, pias e chuveiros, e não águas pluviais ou resíduos sólidos”, frisa a empresa.

Como ajudar a Sabesp

A população pode ajudar evitando jogar lixo ou óleo no vaso sanitário ou ralos e não conectando calhas ou sistemas de drenagem de chuva à rede de esgoto. “Sempre que tiver conhecimento, denunciar ligações irregulares ou vazamentos pelo telefone 0800 055 0195 ou pelo site oficial da companhia. Essas medidas são essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar transtornos à população”, afirma a companhia.

Publicidade

Veja também