Após anos parado, relógio da Estação Ferroviária de Anastácio volta a funcionar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/12/2022
Horário 07:05
Foto: Cedida
Relógio e fachada da Estação Ferroviária de Santo Anastácio
Relógio e fachada da Estação Ferroviária de Santo Anastácio

Com mais de 80 anos de existência, o relógio que fica na parte central da Estação Ferroviária de Santo Anastácio voltou a funcionar. Segundo a Prefeitura, o monumento histórico estava avariado há pelo menos cinco anos e como a administração municipal conseguiu a concessão através do Termo de Guarda Provisória do imóvel, assinado em junho deste ano, as benfeitorias começaram a ser realizadas no local.
De acordo com o prefeito Duca Bonilha (Patriota), o imóvel necessita de uma reforma intensa, pois, desde a sua inauguração, em 1940, nenhum reparo geral foi realizado na estação. Após a desativação da Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), o prédio ficou fechado por vários anos. Somente em 2007, a Prefeitura passou a usar o local como Museu Municipal. No entanto, segundo o prefeito, por falta de investimento em sua conservação, logo precisou ser fechado novamente ao público por apresentar riscos.
“Nossa intenção é que a população possa novamente passear pelas dependências daquela escultura histórica e porque não transformá-la numa área de lazer. Sabemos que esse trabalho demanda tempo e investimento para ser concluído. Neste ano conseguimos restaurar o relógio e pintamos a fachada da estação”, explica o prefeito.

SAIBA MAIS
Segundo a Prefeitura, o serviço de restauração do relógio foi realizado pela empresa Beatek Sinos e Relógios, que é referência nacional em restauração e automação de sinos para igreja e relógios de grande porte para torres e fachada.

Foto: Cedida

Relógio da década de 40 não funcionava há 5 anos

Publicidade

Veja também