Após chuvas, nova cratera se abre em avenida com histórico de acidentes em Venceslau

Avenida do Estado, que se encontra em obras, já tinha sofrido problema no ano passado e em 2013, quando uma munícipe morreu soterrada

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 13/01/2022
Horário 12:42
Foto: Prefeitura de Venceslau
Trabalho de manutenção deverá aguardar melhora do tempo para ser executado
Trabalho de manutenção deverá aguardar melhora do tempo para ser executado

Uma cratera se abriu na Avenida do Estado, em Presidente Venceslau, em decorrência da forte chuva que caiu no final da tarde desta quarta-feira.

De acordo com a Prefeitura, a via passou recentemente por obra para instalação de galeria e o solo estava em fase de compactação para receber pedras sextavadas.

Representantes da empresa responsável pela obra estiveram em contato com o poder Executivo para explicar quais podem ser os procedimentos adotados a partir de agora. O terreno úmido não permite a operação com máquinas e o trabalho de manutenção deverá aguardar a melhora do tempo para ser executado.

Após o encontro na Avenida do Estado, moradores da via, o dono da empresa responsável pela obra, integrantes do DAE (Departamento de Água e Esgoto), secretários municipais e o vereador Diogo Barbedo (PSDB) participaram de reunião no gabinete da Prefeitura com a prefeita Bárbara Vilches (PV).

No encontro, a secretária de Planejamento, Lívia Josué, explicou que o problema na Avenida do Estado foi verificado no dia 1º de julho de 2021, após a abertura de uma cratera em uma residência localizada nesta avenida. Para resolver o problema, "o poder Executivo abriu mão de outras obras para trabalhar na Avenida do Estado com recursos próprios".

Após a licitação, a empresa ganhadora começou a trabalhar. Durante o serviço, foi verificado que a tubulação estava mais profunda do que o esperado.

No começo de dezembro, a empresa responsável concluiu a obra de galeria de águas pluviais e aterro da tubulação na Avenida do Estado, no cruzamento com a Rua Paraná. A empresa contratada pela Prefeitura realizou o trecho de galeria para fazer com que o fluxo de águas pluviais fosse desviado para passar por baixo da rua, possibilitando o fechamento do fluxo na rede de uma galeria que passa por baixo de imóveis.

Foi colocada ainda uma nova tubulação de PVC no local com a finalidade de melhorar a rede de água e esgoto no bairro.

Os trabalhos de resolução de problema de erosão em imóveis foram desenvolvidos em conjunto pelas secretarias de Planejamento e Obras e DAE com recursos próprios, em um investimento de R$ 148.064,87.

Na reunião, a empresa responsável pela obra escutou a população e "se prontificou a resolver o problema o mais rápido possível".

Tragédia em 2013

No ano de 2013, já havia ocorrido no local uma tragédia em um momento de fortes chuvas, ocasionando a morte de uma munícipe que foi soterrada em sua própria casa, após o rompimento de um trecho de galeria que estava localizado abaixo de sua residência.

Outros locais afetados

Após a forte chuva que atingiu a cidade nesta quarta, diversos pontos registraram ocorrências de alagamentos e abertura de buracos. Com o objetivo de mapear e dar o suporte necessário, a Prefeitura e a Defesa Civil percorreram o município no final da tarde e início da noite do mesmo dia.

No bairro Morada do Sol, equipes da Prefeitura realizaram a limpeza e um caminhão-pipa foi solicitado para dar apoio aos munícipes das imediações. 

Com o apoio do setor de Trânsito, buracos e obstáculos criados em vias após a chuva intensa foram devidamente sinalizados para que a manutenção pudesse ser feita com segurança nos próximos dias. "A patrol passou em ruas nas quais as pessoas não tinham como sair de casa", informou a prefeita Bárbara Vilches.

Casas e ruas do Residencial Olga Rheingantz Elliz (Residencial da Faive) também registraram alagamento. "Trata-se de problema antigo verificado no bairro, contudo, a atual gestão está comprometida a buscar a solução através de obras de drenagem sustentável", expôs a administração.

Para comunicar problemas de alagamento ou abertura de buracos, os munícipes podem ligar para o telefone da Prefeitura, que é o 3272-9090.

Publicidade

Veja também