Após denúncia do MPE, candidato à vereança é detido em Rosana

Samuel Procópio, que é novamente postulante a um cargo na Câmara Municipal, é suspeito de incitar invasão em área da Cesp

REGIÃO - BRUNO SAIA

Data 27/08/2016
Horário 11:11

 


O advogado e candidato a vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), Samuel Lucas Procópio, 33 anos, foi preso no fim da tarde de quinta-feira, em sua casa, em Rosana, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz Adriano Camargo Patussi, da comarca do município. Uma denúncia apresentada pelo MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo) afirma que o suspeito teria "incitado, publicamente, diversas pessoas à prática de crimes".

Samuel teria estimulado uma série de invasões realizadas à área do aeroporto de Primavera, de propriedade da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que começaram no dia 7 de agosto. "A primeira desocupação da área do aeroporto ocorreu em 15 de agosto, e a segunda, definitiva, no dia 22", informa nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da Cesp.

Jornal O Imparcial Áreas próximas ao aeroporto foram invadidas em agosto

Ainda de acordo com a denúncia, os invasores teriam divido o terreno em lotes para moradia e, mesmo após uma ação de reintegração de posse, determinando que a área fosse desocupada, Samuel teria realizado uma reunião com os invasores e os incentivado a ingressar no imóvel novamente, desrespeitando as decisões judiciais. Por meio de um aplicativo de celular, ele teria dado dicas aos invasores de como reagir contra uma possível retomada forçada da área por parte dos oficiais da lei (policiais e oficiais de Justiça).

A reportagem teve acesso aos áudios, nos quais pode se verificar Samuel orientando os invasores sobre como proceder, caso a polícia chegasse ao local, e informando toda a movimentação dos oficiais de Justiça e policiais. Em um dos áudios, ele diz: "rapaz, se começar a chover, a viatura vai sair, é o canal para entrar, pois o cara não vai ficar parado de moto aí". Em outro, ele orienta os invasores. "Era bom fechar o portão aqui embaixo enquanto tiver carregando os ferros aí, deixar um de guarda para não deixar ninguém subir, que não conhece". Em mais uma das gravações, Samuel ainda sugere uma "ideia brilhante" ao grupo. "Tinha como conseguir umas abelhas, aí deixava a abelha meio ouriçada lá, era só destampar ela, rapaz não tem quem chega perto, não tem quem vá lá, entendeu?", recomenda o suspeito.

 

Bens bloqueados

Samuel Lucas Procópio já havia cumprido o mandato de vereador em Rosana durante a legislatura de 2009 a 2012 e seu nome foi um dos citados em outra decisão judicial que determinou a indisponibilidade dos bens de cinco ex-vereadores e um ex-servidor público da cidade, após uma denúncia, a qual teria encontrado "sérios indícios de que mais de R$ 78.944,82 foram desviados do município em proveito de interesse privado".

A informação foi publicada por O Imparcial e aponta que o juiz Adriano Camargo Patussi determinou então, até decisão final, a indisponibilidade dos bens do ex-vereador até o limite de R$ 41.250,00. O advogado de Samuel, Dario Rodrigues da Silva, foi procurado para comentar o caso, mas preferiu não se pronunciar.

 
Publicidade

Veja também