Após meses de atraso, praça é inaugurada nesta 6ª em Prudente

Obra, situada em frente à Fundação Mirim e OAB, custou R$ 755 mil; previsão de entrega era no final do ano passado

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 13/04/2018
Horário 09:09
Jose Reis - No local, foram assentados mais de 4 mil m de calçamento com pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado
Jose Reis - No local, foram assentados mais de 4 mil m de calçamento com pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado

A entrega oficial da Praça do Centenário, em comemoração ao 100° aniversário de Presidente Prudente, ocorre hoje, a partir das 18h30, no Parque do Povo, com programação especial. A obra – com área total de 24 mil metros quadrados e 11.619 metros de área construída - estava prevista para ser concluída no final do ano e custou R$ 755 mil, de acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos da cidade, Rodnei Renna Rodrigues, 57 anos.

Segundo ele, a previsão era final de dezembro do ano passado, porém, argumenta que a demora foi por causa da licitação de 30 dias que foi aberta pela Prefeitura para a compra de materiais da obra. “As chuvas atípicas dos meses anteriores também atrapalharam no andamento dos serviços que eram feitos todos manualmente, não tinham máquinas para ajudar”, recorda.

Entretanto, conforme a auxiliar administrativa Nelvana Gomes Borges, 42 anos, a demora nas entregas por parte da Prefeitura não são de hoje. “A população já está acostumada com esses atrasos, por isso não foi uma novidade pra mim, infelizmente”, ressalta. Apesar disto, ela destaca que agora os prudentinos terão mais um lugar de lazer e descanso. “O pessoal nem passeava mais por aqui porque era um ‘deserto’ e não tinha nada, mas de agora em diante eles vão aproveitar o espaço”.

As reclamações da população não são apenas com o descumprimento de prazos, já que a falta de manutenção da área, localizada em frente à Fundação Mirim e à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), também é criticada. “O local era muito perigoso porque não tinha uma iluminação pública descente e dava muito medo de passar por aqui por causa disto”, aponta a estudante Maria Vitória Silva, 16 anos. Conforme relata, a segurança só melhorou por causa da obra e diz que “o novo visual trouxe um novo ar para a cidade”.

Em relação a isto, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Prudente concorda com a reclamação. “Era uma localidade muito escura e perigosa para as pessoas, mas a praça está mais segura e vai servir para a criançada se divertir no fim de semana e até para a realização de eventos”, salienta.

Quem passa diariamente por esta região, como é o caso da depiladora Vitória Carolina Prado, 19 anos, também vê como “positiva” as melhorias. “Faço academia diariamente e sempre passo por aqui e vi durante muito tempo a demora da construção do local. Mas acredito que o pessoal vai gostar bastante de como ficou agora”.

                    

Programação

Na cerimônia, que começa às 18h30, estarão presentes o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) e o vice Douglas Kato Pauluzi (PTB), assim como membros da Comissão do Centenário, representantes da sociedade civil e servidores.

Durante o ato solene, conforme informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) da Prefeitura. Bugalho e representantes da Comissão do Centenário “vão enterrar a ‘cápsula do tempo’, que contém imagens, textos e documentos do centenário que serão abertos daqui a 50 anos”, além da entrega da Rotatória Luciano de Souza Pinheiro. As atrações para o público começam às 20h, com shows musicais de Adriana Cavalcanti e Da Silva.

 

SAIBA MAIS

A Praça do Centenário é o marco definitivo das celebrações alusivas ao 100º aniversário de Prudente, e presta homenagem a seus principais desbravadores: Coronel José Soares Marcondes e Coronel Francisco de Paula Goulart, representados por um monumento de concreto aparente, com oito metros de altura. O projeto é do arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Maurício Fernandes. Na praça, conforme informações da Secom, foram assentados mais de 4 mil metros de calçamento que usou pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado, que é permeável e favorece a absorção da água. Possui no solo, em alto relevo, uma “rosa dos ventos”, revestida em granito e que simboliza os quatro pontos cardeais da cidade. Também tem em destaque os rios que fazem a divisa do município: o Rio do Peixe, o Rio Mandaguari, e o Rio Santo Anastácio. O solo tem a representação do mapa de Prudente, na escala de um pra mil, ou seja, é mil vezes menor que o tamanho real. Outro ponto representativo é a localização dos distritos e da Rodovia Raimundo Maiolini, que faz a interligação entre eles.

 

Publicidade

Veja também