Após onda de calor intensa, região tem alerta de tempestade para final de semana

Junção de tempo seco, amplitude térmica e avanço de frente fria traz possibilidade de ventos fortes e até granizo, prevê estação meteorológica

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 26/08/2021
Horário 16:19
Foto: Defesa Civil
Fim do inverno tem sido marcado por estiagem prolongada e queimadas na região
Fim do inverno tem sido marcado por estiagem prolongada e queimadas na região

Após o cenário de frio intenso no mês passado, o período final do inverno na região de Presidente Prudente tem como marca baixos índices de umidade, altas temperaturas, estiagem prolongada, queimadas e, consequentemente, muita fumaça, que chega a mudar o horizonte da cidade e causa preocupação à comunidade. 

De acordo com o meteorologista Alexandrius de Moraes Barbosa, responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves” da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), há previsão de chuva entre hoje e domingo. Ele cita um risco - de moderado a alto - de tempestade durante o final de semana. “A junção de tempo seco, amplitude térmica e o avanço de uma frente fria traz o risco de tempestade com ventos fortes e até possibilidade de granizo”, relata.

O volume de precipitação previsto para oeste paulista varia de 20 a 40 mm. “Inicialmente, serão chuvas passageiras, mas alguns modelos indicam outros episódios de chuva próximo ao feriado de 7 de setembro. Regularização das chuvas somente a partir de outubro”, pontua.

Questionado sobre os malefícios do clima seco e quente, Alexandrius relata que, para o meio ambiente, o maior reflexo é o agravamento das queimadas, que atingem reservas florestais, canaviais e pastagens. “Para a coletividade, os efeitos negativos da falta de chuvas se dá pela baixa umidade relativa do ar e, também, pela fumaça ocasionada pelas queimadas”, explica o meteorologista. 

Com a baixa umidade, a Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) emitiu um alerta para que a população redobre os cuidados à saúde neste cenário de tempo seco. O órgão recomenda à comunidade: 

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas; 
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;
- Consumir água à vontade;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Não utilizar fogo para a limpeza de terrenos e queima de lixo.

Queimadas

Nesta quinta-feira, desde o começo da manhã, a Defesa Civil, junto ao Corpo de Bombeiros, atua no combate de vários focos de incêndio em Presidente Prudente. Há registros de queimadas no bairro Ana Jacinta, no Terras de Imoplan, na região da divisa com Álvares Machado - próxima ao Balneário da Amizade - e no Jardim Itapura

Segundo dados do 14º Grupamento de Bombeiros, do começo de agosto até o dia 23, foram registradas 472 queimadas nas 67 cidades da região de Presidente Prudente. 

Veja também