Ar-condicionado pode acarretar problemas respiratórios

O aliado contra o calor pode prejudicar a saúde, caso seja utilizado de forma indevida

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 19/11/2019
Horário 09:19
Jean Ramalho - É importante manter o equipamento sempre limpo
Jean Ramalho - É importante manter o equipamento sempre limpo

A região de Presidente Prudente geralmente apresenta altas temperaturas nesta época do ano, e nesse clima, o uso do ar-condicionado para amenizar as temperaturas do ambiente é muito satisfatório. Porém, o aliado na luta contra o calor pode se tornar um vilão contra a saúde. O pneumologista Paulo Roberto Gomes alerta que as baixas temperaturas geradas pelos aparelhos podem trazer problemas respiratórios devido à diminuição da umidade do ar.

“Nosso corpo é feito para respirar ar quente, úmido e limpo, e o que o ar-condicionado faz é justamente o contrário”, pontua o especialista. Segundo o médico, o aparelho deve ser higienizado corretamente ou os problemas podem ser agravados. “A frequência depende muito do ambiente e da qualidade do ar, mas a limpeza deve ser feita geralmente a cada dois meses”.

RISCOS PARA

A SAÚDE

Paulo lista alguns males que o exagero do uso do ar pode causar, principalmente, nas vias respiratórias. “As doenças podem ser alérgicas, como rinite, sinusite, crises de faringite, e até de asma”. E ainda completa: “O uso pode transportar bactérias, e acarretar resfriados, amigdalites, traqueobronquite e até mesmo pneumonia”.

E o médico também corrobora uma antiga história, que geralmente as mães contam. A famosa frase “cuidado com o choque térmico” faz sim sentido, e Paulo explica que “o nome correto é amplitude térmica”. “Essa mudança pode gerar resfriados. Isso geralmente é comum nas escolas particulares aqui de Prudente, que podemos ver os alunos saindo de blusa mesmo com o calor do meio-dia, e isso é prejudicial”.

REFRESCANTE

E SEGURO

Apesar dos riscos, o pneumologista comenta que é possível sim utilizar o ar-condicionado com segurança e conforto. “É importante manter o equipamento limpo, e com as temperaturas entre 24ºC e 26ºC. E com a porta levemente aberta. Isso tudo é para garantir que haja a troca de ar com o meio ambiente”, pontua.

Publicidade

Veja também