Arquitetos e urbanistas devem integrar estudos

Para conselho de profissionais, participação é importante para garantir segurança e evitar possíveis problemas com o lixo

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 18/04/2017
Horário 11:26
 

Presidente Prudente, cidade-sede da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, tem aproximadamente um ano para definir qual será o destino dos resíduos sólidos produzidos no município. Isso porque, esse é o prazo de sobrevida do lixão no distrito industrial, já estendido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Em função disso, três estudos relacionados ao assunto são elaborados pela administração municipal, a fim de apontar quais as melhores saídas a serem adotadas pelo município. Sendo assim, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo) lembra da importância da participação de profissionais da área nestes levantamentos para garantir segurança e evitar possíveis problemas.

Jornal O Imparcial Prazo de encerramento do lixão foi estendido por mais 17 meses, até maio de 2018

"A escolha de materiais adequados, o uso racional destes nos projetos, a organização de canteiros de baixo impacto e, sobretudo, a gestão dos resíduos de cada empreendimento e sua correta destinação, são decisões que devem ter o respaldo de profissionais realmente habilitados para tratar dessas questões", diz o presidente do CAU, Gilberto Belleza, por meio da Assessoria de Imprensa. Pontua o conselho que as gerências das sedes regionais da entidade mantêm uma agenda política nas prefeituras das cidades onde estão presentes, apresentando todas as atribuições dos arquitetos e urbanistas e a importância deles para o desenvolvimento urbano.

O CAU, no entanto, ressalta que não há envolvimento nos trabalhos realizados pelas administrações municipais. Inclusive não informa se a Prefeitura de Prudente já contatou a entidade para tratar dos estudos de viabilidade técnica, ambiental e financeira para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos domiciliares em um aterro municipal ou em outro local devidamente licenciado, de um programa para a ampliação da coleta seletiva e destinação final ambientalmente adequada de resíduos, bem como de proposta para a destinação final dos resíduos da construção civil. O mesmo foi feito pelo Executivo, que por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), argumenta que o assunto já "foi amplamente debatido e esclarecido em entrevista coletiva do prefeito Nelson Roberto Bugalho aos veículos de comunicação". "Não houve alteração em sua posição", frisa.

Como noticiado neste diário, em março, quando o prazo de encerramento do lixão foi estendido por mais 17 meses, até o fim de maio de 2018, Bugalho anunciou os estudos. Questionado sobre a empresa que pleiteia desde 2014 a implantação de um CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) em Prudente – que pertence ao Grupo Estre, e realizou audiência pública para promover esclarecimentos sobre o empreendimento – o prefeito se limitou a dizer que aguardará pelo resultado do estudo, que apontará a viabilidade econômica e ambiental do empreendimento.

 
Publicidade

Veja também