Arremessador da Acae e treinador de PP vão defender país no Pan

Como pai, o que eu tento demonstrar para ele é que isso é a premiação pela dedicação dele. Isso vem como forma de reconhecimento do empenho dele nos treinamentos", considera Date.

Esportes - Jean Ramalho

Data 17/04/2014
Horário 08:34
 

A CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) divulgou na tarde de anteontem a lista dos convocados para a 27ª edição do Campeonato Pan-Americano Infantil Sub-12 de Beisebol. Dentre os atletas chamados, está o arremessador da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), de Presidente Prudente, Henrique Jun Koyama Date. O técnico da equipe será Paulo Nakashima, que também mora na capital da Alta Sorocabana. O torneio será realizado no período de 11 a 20 de julho, em Mazatlan, no México.

Com 11 anos de idade, esta será a segunda oportunidade do prudentino com as cores verde e amarela, sendo a primeira na classe infantil. Seguindo os passos de seu pai, o apoiador dos times de base da Acae/Hinomoto/Semepp, Everson Shinji Date, que também já defendeu o país, Henrique Jun atuou pelo time pré-infantil nacional em dezembro de 2012, em Barranquilla, na Colômbia. Na ocasião, o atleta ajudou a seleção na conquista do título pan-americano, depois de um jejum de 11 anos.

Para o pai do jogador, ver seu filho entre os convocados significa a realização de um sonho, assim como o reconhecimento de todo trabalho e dedicação ao beisebol. "É o objetivo de todo atleta ser selecionado entre os melhores para defender o país. Como pai, o que eu tento demonstrar para ele é que isso é a premiação pela dedicação dele. Isso vem como forma de reconhecimento do empenho dele nos treinamentos", considera Date.

Henrique Jun foi convocado juntamente com outros 13 atletas, que serão comandados por Paulo Nakashima no torneio mexicano. Vagner Hiroshi Nackachima e Felipe Minoru Shigihara atuarão como auxiliares técnicos. A apresentação do grupo está agendada para amanhã, às 8h, no CT (Centro de Treinamento) da Yakult, em Ibiúna. Na oportunidade, o treinador deverá promover o primeiro treinamento com o elenco, que deve ser realizado em pelo menos nove fases, até 8 de julho, data programada para o embarque da delegação rumo ao México.

 

Jornada de treinos

De acordo com Paulo Nakashima, os atletas escolhidos para defender o país no Pan-Americano foram convocados com base em suas atuações na 6ª Taça Yakult de Beisebol Interclubes Infantil, realizada entre 1º e 2 de março, em Ibiúna, assim como no 31º Campeonato Brasileiro Interseleções, disputado no inicio deste mês, em Maringá.

Ainda conforme o treinador, o elenco é composto basicamente pelos jogadores que conquistaram o título de 2012, em Barranquilla. Portanto, mesmo considerando o período de treino curto, que deve girar em torno de 180 horas, o técnico confia no entrosamento do grupo até o Pan-Americano.

"O ideal seria 200 horas, mas com 180 já é uma carga horária muito boa. Então acredito que o pessoal chegará entrosado, até porque os atletas jogam há um certo tempo juntos. Enfim, temos um elenco competente e com condições de desempenhar um bom trabalho no torneio", comenta.

Segundo o técnico, oito seleções devem participar do Pan-Americano, porém, ainda conforme ele, "as mesmas ainda não foram definidas". Além de 2012, o Brasil se sagrou campeão pan-americano em 2001, na República Dominicana, pela categoria pré-infantil. Já a infantil, o máximo que conseguiu foi um vice-campeonato em 2003, no Japão, quando os donos da casa asseguraram o título.
Publicidade

Veja também